Secretaria Municipal de Saúde

02/06/2016 - Saúde
Saúde da Capital é destaque em Portugal
Relato é proveniente de residentes em Medicina da Família e Comunidade que passaram pelas unidades de saúde de Florianópolis

foto/divulgação: SMS

Desde o ano passado a Capital vem recebendo residentes portugueses em suas unidades de saúde

Grupo de residentes de Medicina Geral e Familiar (o equivalente português à Medicina de Família e Comunidade) relatou a uma revista especializada naquele País a experiência que tiveram em um mês de estágio nas unidades de saúde de Florianópolis. O programa de residência oferecido pela Secretaria de Saúde da Capital e os resultados da Atenção Primária no município vêm atraindo a atenção de profissionais de outros estados e de fora do País há mais de um ano.

 

Na revista da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, os médicos contaram como funciona o atendimento nos centros de saúde de Florianópolis e também ficaram impressionados com a atuação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que contam com profissionais de pediatria, psiquiatria, odontologia, entre outros.

 

Já no ano passado, os médicos portugueses Afonso de Almeida Ferreira do Vale, António Luís Lopes Mesquita e Inês Maria Airoso Marques contaram que outros colegas de profissão haviam feito estágio no Brasil. Mas a opção pela capital catarinense partiu de um encontro e posterior convite do secretário adjunto de Saúde, Nulvio Lermen Junior.

 

“Ouvimos falar do trabalho de excelência e da forte política de Medicina de Família e Comunidade que havia aqui”, disse Antônio. Os três atuaram nos centros de saúde de Ingleses e do Santinho. “Certamente vamos recomendar a outros colegas que venham para cá conhecer o trabalho na rede de saúde de Florianópolis”, afirmou Inês.

 

Clique aqui para acessar o conteúdo completo da revista.