Secretaria Municipal de Saúde

20/07/2016 - Saúde
Saúde tem publicação em revista internacional
BMJ, uma das maiores provedoras de conteúdo científico do mundo, publicou artigo sobre ensino da acupuntura nos centros de saúde da Capital

foto/divulgação: SMS

Médico apresentou trabalho sobre ensino da acupuntura na Capital em Manchester, na Inglaterra

Um artigo com resultados da pesquisa sobre aplicação do ensino da acupuntura na prática clínica dos médicos da Atenção Primária, em Florianópolis, foi publicado na edição mais recente de revista sobre o tema, do grupo BMJ. A entidade é considerada uma das melhores provedoras de conteúdo científico do mundo.

 

O trabalho, conduzido pelo médico Ari Ojeda Ocampo Moré, membro da comissão das Práticas Integrativas e Complementares da Secretaria de Saúde, mostrou que a iniciativa de educação permanente aumentou o número de sessões de acupuntura nos centros de saúde, saltando de 1.349, em 2011, para 6.488, em 2015.

 

Além do impacto na oferta de acupuntura, o trabalho descreve o processo de criação e aprimoramento do curso (que envolveu oficinas de consenso entre especialistas) e analisa as repercussões do curso na prática clínica dos médicos da Atenção Primária.

 

 

Prevenção

As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) contemplam sistemas médicos e recursos terapêuticos que envolvem abordagens para estimular os mecanismos naturais de prevenção de e recuperação da saúde, por meio de técnicas eficazes e seguras. Entre elas estão técnicas de acupuntura, auriculoterapia, massagem e fitoterapia.

 

Entre os trabalhos desenvolvidos pelos centros de saúde de Florianópolis estão treinamento dos profissionais nestas técnicas, oficinas de plantas medicinais e cultivo de hortas medicinais nas unidades.

 

A inclusão das PICs como uma ferramenta terapêutica complementar é essencialmente importante em alguns casos, já bastante evidenciados cientificamente, tais como o uso da acupuntura para dores crônicas e distúrbios emocionais (depressão, ansiedade, estresse, insônia de origem nervosa), homeopatia para alergias e fitoterapia para disfunções gastrointestinais.