Secretaria Municipal de Saúde

03/08/2016 - Saúde
Capital aumenta consultas na Atenção Primária
Nos últimos seis anos, encaminhamentos para especialistas caíram

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Diminuiu o encaminhamento a especialistas

Entre 2010 e 2016, Florianópolis aumentou em quase 50% o acesso a consultas médicas na Atenção Primária, ou seja, nos centros de saúde. No mesmo período, a necessidade de encaminhamento para serviços especializados diminuiu em 20% - mais pessoas conseguem resolver problemas no posto de saúde.

 

Os bons resultados se devem à adoção de estratégias de ampliação de acesso, qualificação das equipes, ações de formação em serviço e ampliação da Estratégia de Saúde da Família, passando de 93 para 142 equipes, neste momento.

 

No início de 2010, os centros de saúde do município produziam em torno de 30 mil consultas/mês. Atualmente, este número subiu para em torno de 45 mil consultas/mês. “Para além da ampliação da oferta, o mais importante a destacar é a associação disso com a expansão da resolutividade das equipes”, disse o diretor geral da Secretaria de Saúde, Nulvio Lermen Junior.

 

Entre as ações que contribuem para esse avanço na resolutividade está a maior qualificação das equipes, que contam cada vez mais com especialistas em Medicina da Família e Comunidade e em Saúde da Família. Combinado a isso estão estratégias de qualificação da clínica, como o lançamento de guias de prática (BMJ Pack Brasil Adulto) e de protocolos de enfermagem.

 

Lermen Junior também destaca as ações de formação em serviço, como a abertura de residências próprias, ofertas de teleconsultorias e de cursos de aperfeiçoamento específicos. 


galeria de imagens