Secretaria Municipal de Saúde

05/09/2016 - Saúde
Centros de saúde atendem 100 mil por mês
É a primeira vez que os profissionais da Atenção Primária de Florianópolis alcançam essa marca

foto/divulgação: SMS

Atenção Primária bate recorde de atendimentos mensais em Florianópolis

Florianópolis registrou, neste mês de agosto, o recorde no número de atendimentos pelas equipes de Saúde da Família. Pela primeira vez, a Atenção Primária (APS) da Capital alcançou a marca de 100 mil atendimentos por mês em seus centros de saúde. Entre 2012 e 2015, a rede aumentou em 20% o número total de pessoas atendidas nos centros de saúde. Além disso, tornou-se a primeira e única capital com 100% de cobertura populacional de Saúde da Família, segundo o Ministério da Saúde.

 

Aproximadamente 70% dos atendimentos são oferecidos para consultas no mesmo dia, no regime de demanda espontânea, ou seja, pacientes sem hora marcada. Para os demais casos, de consultas eletivas, o tempo de agendamento oscila entre uma semana e 15 dias.

 

Atualmente, 10% da atual Rede Básica de Saúde já oferta acesso ao sistema de saúde de maneiras alternativas, como telefone e e-mail para contato e acesso às equipes de saúde. O trabalho é feito nas unidades, sem custos extras para a rede, e será expandido gradualmente, de acordo com o processo de trabalho de cada equipe e adaptação dos usuários.

 

Qualificação

Os resultados foram alcançados, especialmente, pela qualificação e comprometimento dos profissionais que atuam na rede de saúde, que garantem resultados expressivos, como a diminuição da mortalidade infantil e das taxas de Internação por Causas Sensíveis à Atenção Básica, com índices comparáveis aos melhores sistemas de saúde mundiais.

 

Estes profissionais continuam trabalhando no avanço da oferta em Atenção Primária, não apenas no acesso. Todos os atributos da APS merecem atenção e os investimentos são feitos com base na proposta de que o SUS deve atender a todas as pessoas – não somente as que têm menor poder aquisitivo.