Secretaria Municipal de Saúde

03/11/2016 - Saúde
Gestores da Saúde fazem curso da Udesc
Com quatro módulos e dois anos de duração, atividade mobiliza cerca de 140 servidores

foto/divulgação: Gustavo Vaz

Módulo do programa foi finalizado nesta semana

Quase 150 gestores da Secretaria de Saúde participam, até o próximo ano, de um programa de desenvolvimento gerencial realizado pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).



As atividades mobilizam diretores e gerentes da secretaria, coordenadores distritais e de unidades de saúde, de policlínicas e de Centros de Atenção Psicossocial (Caps), diretores de Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e supervisores da rede de Atenção Primária à Saúde (APS).



Iniciado em agosto de 2015, o programa consiste em quatro módulos, com duração total de 24 meses. O primeiro módulo, voltado aos diretores e gerentes da secretaria, foi concluído nesta semana.



Gestão pública

Ministrados na Udesc Esag, com envolvimento de 21 professores da Udesc e de outras instituições, os encontros visam possibilitar aos servidores a aquisição de competências e habilidades sobre processos na área da Gestão Pública.



O conteúdo dos módulos foi definido junto aos gestores da secretaria para atender demandas identificadas em um estudo de mapeamento de competências, que detectou a necessidade de capacitar servidores para consolidar conhecimentos e habilidades interpessoais, métodos e técnicas de gestão.



Voltado para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), o programa tem aderência com as diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS).

Segundo a professora Sulivan Desirée Fischer, coordenadora do programa, a iniciativa surgiu a partir de uma parceria desenvolvida desde 2010 entre o Departamento de Administração Pública (DAP) da Udesc Esag e a SMS da Capital.

A parceria inclui a realização de trabalhos semestrais de consultoria, que mobilizam acadêmicos e docentes do curso – criada pela professora Sulivan, a atividade se tornou interdisciplinar e ação extensionista a partir de 2011, com o apoio da professora Paula Chies Schommer.