Secretaria Municipal de Saúde

07/03/2017 - Saúde
Saúde apresenta Pack Brasil em Cuiabá-MT
Projeto pioneiro será mostrado aos secretários de Saúde do Mato Grosso

foto/divulgação: Arquivo/SMS

Médicos da rede já foram treinados para usar o Pack Brasil

O Pack Brasil - sistema de padronização do atendimento primário na área da saúde, elaborado pela equipe de Atenção Primária de Florianópolis - será apresentado nesta quarta-feira (08) a todos os secretários de Saúde do Mato Grosso, em encontro realizado em Cuiabá. O projeto, que revolucionou os relacionamentos entre profissionais e pacientes na África do Sul e foi adaptado na Capital, em parceria com o BMJ Brasil e a Universidade do Cabo, é um auxílio compreensivo às práticas clínicas, que possibilita um melhor ambiente para diagnósticos e gerenciamentos de condições mais usuais.

 

O diretor de Atenção à Saúde, Nulvio Lermen Junior, e o coordenador do processo de adaptação do material, Ronaldo Zonta, participam do encontro para mostrar o Pack e apresentar a Atenção Primária de Florianópolis, referência nacional no segmento.

 

Pack Brasil

O Pack é um guia para médicos e enfermeiros de atenção primária que visa facilitar a tradução do conhecimento científico para a prática clínica. Ele abrange cerca de 40 sintomas e 20 condições crônicas comumente encontradas nos pacientes que buscam atendimento na atenção primária. Cada uma de suas mais de 2 mil recomendações práticas está ligada à base de evidências científicas do BMJ Best Practice, uma das mais importantes ferramentas mundiais de apoio a profissionais de saúde para tomada de decisão clínica.

 

Na África do Sul, onde o Pack tem sido implantado progressivamente nos últimos 15 anos, diversas pesquisas e ensaios clínicos mostram uma relação direta entre a utilização do guia e melhoras na qualidade das prescrições, dos diagnósticos e dos encaminhamentos, além de melhora no estado de saúde da população atendida e na segurança dos profissionais de saúde para a realização de seu trabalho.

 

Os efeitos são ainda maiores quando a implantação dos guias é feita com estratégias educacionais baseadas nos próprios serviços de saúde, a partir de casos e situações reais de atendimento. Em Florianópolis, a implantação do Pack é conduzida por lideranças clínicas identificadas entre os próprios médicos e enfermeiros da atenção primária, que participaram da adaptação do material e do treinamento dos colegas para sua utilização.

 

Os guias de prática do Pack irão complementar o trabalho iniciado há dois anos com a criação da Carteira de Serviços da Atenção Primária. O documento foi desenvolvido por profissionais da rede que participaram do Fórum Municipal de Saúde em 2013 e serve como referência para a organização dos serviços de atenção primária do município.