Secretaria Municipal de Saúde

09/03/2017 - Saúde
Perguntas e respostas sobre atendimento nas unidades de saúde da Capital

foto/divulgação: SMS

Secretário de Saúde Carlos Alberto Justo da Silva faz visitas regulares às unidades

Secretaria de Saúde esclarece quais são os problemas mais comuns encontrados pela população nos centros de saúde do município em razão da crise financeira e das dívidas herdadas da administração passada.

 

- Alguns centros de saúde estão com as equipes incompletas e não consigo atendimento médico com rapidez. O que está acontecendo?

No mês de março, 24 médicos da Atenção Primária estão afastados por atestados, licenças médicas, férias ou exoneração. Atualmente, a rede de Atenção Primária de Florianópolis tem 140 equipes de saúde da família. Em média, 10% do quadro entram em férias mensalmente.

 

Florianópolis mantém, mesmo com as exonerações e situações pontuais de férias e licenças, uma cobertura populacional de cerca de 95%, de acordo com os parâmetros apontados pelo Ministério da Saúde. Nenhum outro município do mesmo porte apresenta situação semelhante.

 

Nos casos de férias e licenças, há o remanejamento das escalas para que os casos prioritários ou urgentes sejam atendidos por outras equipes do mesmo centro de saúde ou da unidade mais próxima. Como o município atingiu o limite prudencial de despesas com pessoal, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, por enquanto não há possibilidade de chamada de profissionais concursados.

 

- Precisei pegar medicamentos na farmácia do centro de saúde, mas fui informado de que estão em falta. O que devo fazer?

 A atual administração herdou uma dívida com os fornecedores de medicamentos, o que ocasionou a interrupção no fornecimento neste início de ano. Além disso, o Governo do Estado atrasou por seis meses, até agora, o repasse de recursos para a Assistência Farmacêutica – que representa quase 30% do custeio total do município com remédios. Todos os contratos estão sendo renegociados e os empenhos começaram a ser liberados. Até o fim de março a situação começa a ser regularizada.

 

A recomendação é que os pacientes de medicamentos controlados e de uso contínuo procurem as equipes de Saúde da Família para que sejam avaliadas as alternativas para a continuidade do tratamento, até que os medicamentos voltem a ser distribuídos. 

 

- Há muitos procedimentos que não estão sendo feitos no centro de saúde por causa do lixo, que não é recolhido há muito tempo. O que está acontecendo?

O contrato com a empresa que fazia o recolhimento do lixo nas unidades expirou no ano passado. A Secretaria de Saúde está fazendo a renovação em caráter emergencial, mas aguarda os trâmites legais para regularizar a situação. Enquanto isso não acontece, a Comcap irá realizar o trabalho, com calendário que inicia nesta sexta-feira (10).

 

- Procurei o centro de saúde para vacinação, mas disseram que está em falta. Por quê?

Não há falta de vacinas nos estoques da Secretaria de Saúde de Florianópolis. A greve dos servidores prejudicou o cronograma de abastecimento das unidades, mas até o fim desta semana todas estarão com os estoques renovados e a distribuição regularizada.

 

- Está muito calor e o centro de saúde está com problemas nos aparelhos de ar condicionado. Além disso, faltam alguns materiais para curativos, exames e outros procedimentos. Quando voltará tudo ao normal?

Devido à crise financeira da Administração Municipal, todos os contratos da Secretaria de Saúde, assim como demais setores, com terceirizados e prestadores de serviço, estão sendo analisados e renegociados para que os pagamentos sejam regularizados e para que os custos sejam reduzidos, sem prejuízo à qualidade do atendimento à população. A situação começa a ser regularizada nas próximas semanas.