Secretaria Municipal de Saúde

03/04/2018 - Saúde
ALERTA: entenda por que amamentação cruzada é contraindicada pelos órgãos em saúde

foto/divulgação: Divulgação/MS

amamentação

O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS), contraindicam a amamentação cruzada, como é conhecida a prática de mães que amamentam filhos de outras que apresentam alguma dificuldade com o aleitamento, por trazer diversos riscos ao bebê, podendo transmitir doenças, infecto-contagiosas, sendo a mais grave, Aids.

Uma cena da novela O Outro Lado do Paraíso, da Rede Globo, exibida na semana passada, abordou a amamentação cruzada de forma equivocada gerando um alerta de contraindicação dessa prática.

O Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Saúdavel de Florianópolis – Comamas, orienta que a mãe deve procurar a equipe de saúde que a acompanha para receber orientações para promover o crescimento e desenvolvimento saudáveis do seu bebê ou, um Banco de Leite Humano (BLH), de Florianópolis, localizados na Maternidade Carmela Dutra e no Hospital Regional de São José.

O Comamas ressalta que a diferença fundamental do leite do Banco de Leite Humano para o leite doado diretamente por uma outra mãe é que no BLH o leite é tratado, pasteurizado e, por isso, isento de qualquer possibilidade de transmissão de doenças. A mãe não deve amamentar outra criança que não seja o seu filho. Mesmo se esta mãe estiver com os exames normais ou se teve uma gravidez tranquila, ela pode estar em uma janela imunológica, e esse bebê correr o risco de contrair alguma doença.

 

Contato Banco de Leite Humano

- Maternidade Carmela Dutra: 3251 7552

- Hospital Regional de São José: 3271 9303


galeria de imagens