Secretaria Municipal de Saúde

24/04/2018 - Saúde
Florianópolis sedia 4º Encontro Catarinense sobre a Doença de Parkinson, no mês de maio
Evento acontece de 3 a 5 de maio, no Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis

foto/divulgação: Divulgação/pmf

Visita

O secretário de Saúde, Carlos Alberto Justo da Silva, recebeu nesta terça-feira, a visita da diretoria da Associação Parkinson de Santa Catarina. Os representantes da entidade pediram apoio para o 4º Encontro Catarinense sobre a Doença de Parkinson, que ocorre de 3 a 5 de maio, no Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis.

O evento é destinado para interessados de todo o estado catarinense e objetiva debater com as pessoas que vivem com a doença, seus familiares,  cuidadores e profissionais da saúde sobre o tema. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por telefone (48) 99158-8946 APASC ou por email: contatoapasc@gmail.com.

A programação contatará com palestras sobre o tema, oficinas, mesas redondas para debates e atividades culturais. 

O que é a doença de Parkinson?

A Doença de Parkinson é um distúrbio neurológico progressivo, resultante da degeneração das células situadas em uma região do cérebro conhecida como substância negra. Estas células são responsáveis pela produção de dopamina, um neurotransmissor que, entre outras funções, controla os movimentos. É uma doença comum, acometendo 2 em cada 100 pessoas acima dos 65 anos.  

 A causa exata do desgaste destas células do cérebro é desconhecida. A deficiência da dopamina provoca alterações funcionais em estruturas localizadas profundamente no cérebro, que estão envolvidas no controle dos movimentos, causando o aparecimento dos principais sinais e sintomas da doença, como:

- Tremor, que afeta geralmente as mãos, podendo acometer as pernas e o queixo, principalmente quando a pessoa está em repouso;

- Lentidão dos movimentos;

- Rigidez muscula e a bradicinesia, que é a lentidão dos movimentos com dificuldade em realizá-los;

- Desequilíbrio (instabilidade postural);

- Alteração na fala e na escrita;

- Perda de movimentos como piscar e expressões faciais;

Quem pode ser afetado pela doença de Parkinson?


A doença de Parkinson geralmente ocorre em pessoas mais idosas, podendo também manifestar-se em adultos e jovens, embora os casos sejam mais raros.
O início da ocorrência da Doença de Parkinson é geralmente, ao redor dos 50 ou 60 anos podendo qualquer pessoa, independente de raça, sexo, cor, ou classe social ser portadora da doença.
 
 
O que um portador da doença ou dos sintomas deve fazer?
 
Quem tem a doença de Parkinson e é morador de Santa Catarina ou de municípios próximos, e apresenta algum sintoma, deve procurar a APASC, ou uma Unidade Básica de Saúde da Prefeitura o mais rápido possível para avaliação e início do tratamento adequado. Não se auto-medique.
Os principais sintomas são:
 
·         Rigidez;
·         Tremor;
·         Alteração na postura;
·         Lentidão;
·         No início pode ocorrer perda de olfato.
 
Tratamento gratuito
 

O Ministério da Saúde, por meio de suas políticas de saúde, disponibiliza medicamentos para a doença de Parkinson no Sistema Único de Saúde (SUS). Estes medicamentos estão divididos em dois grupos. O primeiro grupo é de medicamentos disponibilizados pelas Farmácias de Alto Custo das Secretarias Estaduais de Saúde.