Secretaria Municipal de Saúde

20/11/2018 - Saúde
Prefeitura de Florianópolis lança programa para avaliar serviços em saúde
Município vai remunerar melhor os profissionais das unidades de saúde, conforme o desempenho apresentado pelas equipes. Lançamento será nesta quarta-feira, às 8h30, no auditório da Reitoria da UFSC

foto/divulgação: Divulgação/pmf

Sistema de Acreditação em Saúde

A Prefeitura de Florianópolis regulamenta nesta quarta-feira (21) o Sistema de Acreditação em Saúde. O ato de assinatura ocorrerá, às 8h30, no auditório da Reitoria da UFSC, na presença do prefeito Gean Loureiro, do secretário Municipal da Saúde Carlos Alberto Justo da Silva e das equipes de saúde e família e saúde bucal.

Elaborado a partir de sistemas implantados no Canadá, Portugal e Espanha, a Prefeitura de Florianópolis busca, através desse sistema, alcançar níveis maiores nos quesitos: qualidade em saúde e satisfação do paciente. O sistema irá avaliar e certificar às unidades de saúde que realizarem melhorias nos processos de trabalho, principalmente, que visam à ampliação do acesso à saúde. 

O sistema será permanente, mas neste primeiro ciclo, a certificação é voltada para as 49 unidades de saúde. A partir do próximo ano se estende para as UPAs e Policlínicas. Além do certificado de Excelência, as equipes receberão gratificação financeira, conforme os resultados apresentados, que podem variar de R$ 80 a R$ 2,4 mil.

“Queremos melhorar ainda mais nossos índices em saúde, mas principalmente, reconhecer e valorizar o servidor que trabalha bem e presta um serviço de qualidade ao paciente. Por isso, elaboramos um programa próprio de avaliação e reconhecimento”, ressalta o secretário Alberto Justo da Silva. Hoje, a saúde é avaliada somente pelo Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).

As unidades de saúde devem fazer a adesão ao programa até 31/12/2018. A primeira listagem das unidades certificadas será em outubro de 2019. E serão avaliados cinco pontos: o cidadão, centro do Sistema de Saúde; Integralidade; os profissionais; estrutura e Gestão do processo de trabalho e resultados.