Secretaria Municipal de Saúde

11/07/2019 - Saúde
Vaga
SMS contrata médicos infectologistas e enfermeiros para Projeto A Hora é Agora Floripa

foto/divulgação: PMF

Vaga

Florianópolis é a segunda capital com maior taxa de novos casos de aids na população em geral nos últimos 3 anos e sexta capital com maior taxa de mortalidade por aids nos últimos 3 anos. O que significa que muitas pessoas vivendo com HIV não estão em tratamento ou estão sendo diagnosticadas muito tarde, quando a doença está mais avançada. De acordo com os últimos dados da epidemia em Florianópolis, mais de 7.800 vivem com HIV, dessas aproximadamente 1.000 ainda não sabem que vivem com HIV e outras 2.000 sabem, mas não estão em tratamento.

 

Com o objetivo de acelerar a resposta à epidemia de HIV, a SMS de Florianópolis, através de uma parceria com o CDC Brasil (escritório brasileiro do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos) e o U.S. President’s Emergency Plan for AIDS Relief - PEPFAR (Plano de Emergência do Presidente para o Alívio da aids - iniciativa governamental dos Estados Unidos para lidar com a epidemia global de HIV/aids) está participando do Projeto A Hora é Agora.

 

Esse projeto tem como objetivos promover a autotestagem de hiv, detectar precocemente o HIV e outras IST e instituir rapidamente seu tratamento. Além de acompanhar as pessoas diagnosticadas e vivendo com HIV em relação ao seu acompanhamento, tratamento e adesão.

 

Para isto, serão utilizadas as seguintes estratégias:

 

- Será lançado um aplicativo para smartphones e uma página na internet onde a pessoa pode solicitar kits de auto-teste HIV de fluido oral de forma gratuita para receber em casa pelo correio ou buscar em um armário digital em local acessível.

 

- Serão criados 4 Centros de Testagem para HIV e outras ISTs em integração com as clínicas de Atenção Primária (postos de saúde), para que a pessoa que seja diagnosticada com HIV, seja num desses centros ou no posto de saúde, já realize todos os exames necessários, inclusive com resultado em 30 minutos dos exames de CD4 e creatinina, e possa iniciar o tratamento do HIV no mesmo dia do diagnóstico.

 

- Cada um dos Centros de Testagem contarão com profissional enfermeiro com smartphone próprio para contato da pessoa vivendo com HIV para auxilia-la em suas dúvidas, necessidades e dificuldades que possa ter.

 

Nesse sentido, o projeto A Hora é Agora está contratando profissionais de saúde para atuarem no projeto (vide mais detalhes nos arquivos anexos):

 

- 01 vaga para profissional de saúde para Apoio Logístico: 20h/semanais (4h/dia) para trabalhar vinculado ao Laboratório Municipal de Saúde Pública (Lamuf)

 

- 04 vagas para enfermeiro para atuar como linkador/aconselhador/testagem rápida/atendimento clínico: 40h/semanais para trabalhar nos Centros de Testagem de uma das 4 Policlínicas Municipais

 

- 04 vagas para médico infectologista (ou com conhecimentos/experiência comprovada no manejo/tratamento de HIV/uso de ARV): 20h/semanais para trabalhar numa das 4 Policlínicas Municipais

 

Os currículos devem ser enviados até o dia 21 de julho de 2019 para o e-mail:gestaoaha@ensp.fiocruz.br.

 

Para mais informações sobre tempo de contratação e valores:pareohivfloripa2020@gmail.com

 

Favor colocar no assunto do e-mail: Seleção + Função + Cidade (exemplo: seleção médico Florianópolis)

 

- 01 vaga para entrevistador de campo e 01 vaga para supervisor de campo para atuarem na “Pesquisa de conhecimento, atitudes e práticas relacionadas ao risco de infecção pelo HIV na população de 15 a 59 anos residente nos municípios de Campo Grande, Curitiba e Florianópolis”: 40h/semanais com disponibilidade de trabalhar aos sábados.

 

Os currículos devem ser enviados até o dia 14 de julho de 2019 para o e-mail:gestaoaha@ensp.fiocruz.br.

 

Favor colocar no assunto do e-mail: Função + Município (exemplo: Entrevistador Florianópolis)

 

Para mais informações sobre tempo de contratação e valores:pareohivfloripa2020@gmail.com