Secretaria Municipal de Saúde

30/09/2010 - Saúde
Convite da Liga de Medicina de Família e Comunidade
A Medicina de Família e Comunidade é reconhecida pela Associação Médica Brasileira

Convidamos os estudantes de medicina e demais interessados na Atenção Primária (APS) a participarem da Liga de Medicina de Família e Comunidade (LIMFC-UFSC), que iniciará suas atividades no dia 06.10.10, quarta-feira, às 18h na sala 927 do Centro de Ciências de Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina. Neste primeiro encontro será debatido o tema do rastreamento ou check-up, com o médico de família da ULS Ingleses Paulo Poli.

 A LIMFC-UFSC tem como objetivo oportunizar aos estudantes e interessados na APS um melhor conhecimento sobre as especificidades do trabalho do MFC, seus pré-requisitos teóricos e práticos, e também para desenvolver linhas de pesquisa na área.

 A LIMFC-UFSC não está voltada exclusivamente para aqueles que planejam escolher essa especialidade para atuar. Ela será útil para todos os estudantes, já que uma das características do MFC é lidar com a maioria das situações clínicas e porque em um sistema de saúde integrado todos os pacientes terão seus cuidados coordenados por um MFC ou por uma equipe de saúde da família.

 A Medicina de Família e Comunidade (MFC) é uma das 52 especialidades médicas reconhecidas pela Associação Médica Brasileira (AMB) e caracteriza-se por ser a especialidade da integralidade e do cuidado ao longo do tempo de uma mesma população. Sabe-se que um sistema de saúde que conta com o MFC e uma equipe de APS atendendo às principais situações de saúde é mais custo-efetivo, causa menos danos e efeitos colaterais por intervenções desnecessárias e, a longo prazo, é melhor avaliado por seus usuários .

 O Sistema Único de Saúde (SUS) já possui uma APS com 30 mil equipes de saúde da família e o desafio agora não é apenas expandir a cobertura mas qualificá-la. A formação médica, apesar das recentes reformas curriculares, ainda não oferece ao estudante espaços teóricos e práticos suficientes para um trabalho de qualidade na APS e esperamos que esse novo espaço possa contribuir para essa qualificação.

           

Aguardamos sua presença, 

 

                                              

Greice Suellen Batista                       Paulo Poli Neto                     Charles D. Tesser

Coordenadora acadêmica            Orientador Médico                 Prof. Responsável

 (10a fase)

 

Apoio:

Associação Catarinense de Medicina de Família e Comunidade

Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade