Secretaria Municipal de Saúde

02/05/2024 - Saúde
Alô Saúde Floripa padroniza e facilita comunicação sobre exames agendados no SUS

 

Além do atendimento em saúde já ofertado, o Alô Saúde Floripa passa a enviar avisos de agendamento de exames no município. Nesta primeira fase, os exames laboratoriais agendados no Sistema Único de Saúde (SUS) passam a ser notificados por meio do serviço. A mudança proposta pela Secretaria Municipal de Saúde visa agilizar, padronizar e tornar mais efetivo o envio de informações à população. O serviço de aviso já está em funcionamento.

 

“Antes o serviço era realizado individualmente por cada um dos nossos Centros de Saúde. O novo formato padroniza nossa comunicação com os pacientes e ainda vai permitir diminuir o número de faltas em exames. Desta forma, há melhor gerenciamento da oferta e mais pessoas podem acessar os serviços,  garantindo atendimento mais ágil e amplo para a comunidade”, explica a responsável técnica do Alô Saúde Floripa, Gabriela Bley. 


Como funciona o novo serviço?

Como já ocorre atualmente, em qualquer atendimento de consulta no Centro de Saúde ou Policlínica, o profissional de saúde pode solicitar a realização de exames laboratoriais (sangue, urina, fezes, entre outros) para o paciente. A partir disso o exame aguarda autorização na central de regulação do município. 

 

Quando o agendamento ocorrer, o Alô Saúde notificará o paciente, devendo o mesmo informar se ainda deseja realizar os exames e se poderá comparecer na data programada para o atendimento. Até o momento, essa atividade era realizada pelas equipes dos Centros de Saúde. 

 

O Alô Saúde realiza contato com o paciente por WhatsApp e/ou ligação telefônica. São realizadas pelo menos três tentativas de contato, em dias diferentes, com intervalo mínimo de 24 horas entre elas. 00Portanto, é necessário:

 

1) Manter dados cadastrais atualizados, especialmente telefone de contato. Se necessário, a atualização deve ser feita ligando para o Alô Saúde no 0800 333 3233. 

 

2) Ficar atento ao recebimento de mensagens no WhatsApp.

 

Importante destacar que no aviso por WhatsApp, o paciente terá um período de 24 horas para responder o serviço. No contato, poderá efetuar confirmação, reagendamento ou cancelamento.. Ao confirmar o exame, o paciente receberá o comprovante de agendamento. 

 

Caso o serviço não consiga contato com o paciente em nenhuma das três tentativas realizadas, o exame será automaticamente cancelado, conforme as normas vigentes para o serviço de aviso. Qualquer dúvida sobre a nova funcionalidade, o paciente deve entrar em contato com o Alô Saúde Floripa no 0800 333 3233, 24 horas por dia durante 7 dias por semana, selecionando a opção correta de atendimento. 

Importante

Não é possível realizar solicitação de exames por meio do Alô Saúde Floripa. O serviço confirma o interesse do paciente única e exclusivamente em exames laboratoriais solicitados nos Centros de Saúde ou Policlínicas do município. O Alô Saúde padroniza o contato telefônico com pacientes por meio do número (48) 3717-0131, a fim de diferenciar de possíveis golpes existentes atualmente.