Secretaria Municipal de Saúde

18/10/2010 - Saúde
Alunos e idosos da capital vão receber óculos de grau
Medida deve beneficiar mais de cinco mil pessoas

foto/divulgação:

O prefeito da capital, Dário Berger, e o secretário da Saúde do município, João Candido da Silva, assinaram nesta segunda-feira um convênio com o Rotary Clube-Lagoa para o fornecimento de óculos de grau. A medida irá beneficiar alunos da 1ª à 9ª série das escolas municipais e estaduais sediadas em Florianópolis. Além disso, atenderá os estudantes do curso de Educação para Jovens e Adultos bem como idosos acima de 60 anos.

 

 

A entrega, prevista para começar nas próximas semanas,  se dará através das unidades de saúde e respeitando uma agenda pré-estabelecida. A previsão inicial e que mais de cinco mil pessoas, em sua maioria idosos, serão beneficiadas. Todos eles passaram por consultas oftalmológicas ofertadas pela Secretaria da Saúde da capital.

 

 

No ano de 2009 todos os mais de 14 mil alunos da rede municipal de educação passaram por uma avaliação de acuidade visual em sala de aula. Destas, cerca de 1.100 precisaram ser submetidos à consulta oftalmológica ofertada em forma de mutirão pela Secretaria de Saúde de Florianópolis. Em mais de 500 casos foi necessário a indicação do uso dos óculos de grau, fornecido pelo município. Em 2010 foram realizadas em média 135 consultas mensais.

 

 

Adilson Ventura

 

Durante a solenidade o prefeito Dário Berger fez a entrega de uma placa em homenagem ao ex-presidente da Associação Catarinense para a Integração do Cego, Adilson Ventura, falecido no início deste mês. A honraria foi recebida pelo atual presidente da entidade, Carlos Henrique Gueller.

 

Histórico batalhador pelos direitos da pessoa com deficiência, o professor Adilson Ventura foi um dos articuladores da criação, na década de 80, da Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora com Deficiência (Corde). O órgão responsável pela elaboração e articulação da política nacional para a área que precedeu a atual Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos, criada em 2009.

 

 

Formado em história e pedagogia, Ventura estruturou a educação para pessoas com deficiência visual em Santa Catarina. Entre 2002 e 2006, foi eleito presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Conade, período em que defendeu o cumprimento da legislação brasileira que cuida dos direitos da pessoa com deficiência. Em 2005, coordenou a 1ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, ocasião em que foi lançada a Campanha Nacional da Acessibilidade.

 

 

Em 2006, o professor Adilson Ventura foi agraciado com o Prêmio Direitos Humanos na categoria Enfrentamento à Discriminação. A premiação é concedida desde 1995 pelo governo brasileiro por meio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Durante 30 anos presidiu a ACIC

 

 

 


galeria de imagens