Secretaria Municipal de Saúde

19/10/2010 - Saúde
As promessas de Colombo
Texto extraído do Jornal Diário Catarinense de 18 de outubro

Ao longo da campanha, o governador eleito Raimundo Colombo (DEM) teve 56 promessas registradas pelo Promessômetro – instrumento criado pelo DC para registrar todas as propostas dos candidatos. Acabada a eleição, Colombo apontou o grau de prioridade de cada uma delas. Para ele nenhuma tem prioridade baixa.



A lista indica as duas prioridades do novo governo: a saúde e a gestão pública. Na saúde, são 13 propostas assumidas. Entre elas, a de que nenhum catarinense vai ficar mais de uma hora de carro de um grande hospital de referência. Outra, que deve gerar polêmica, é o repasse da administração dos 11 hospitais públicos do Estado para instituições filantrópicas.



A gestão pública tem 11 promessas na lista. Está incluída nela o compromisso de colocar na internet todos os dados sobre execução do orçamento, licitações e contratos. Na área de economia, redução de alíquotas de impostos e de criação de programas que incentivem os pequenos empresários – um deles até nome tem: Juro Zero.

Na educação, uma proposta tem potencial para levantar discussão: a implantação da premiação por produtividade para os professores da rede estadual. Entre as seis de infraestrutura, a promessa de fazer sozinho a duplicação da BR-470 se o governo federal não iniciar.