Secretaria Municipal de Saúde

04/11/2010 - Saúde
Seminário de Fisioterapia na saúde coletiva
Relatório final do evento

 

            No dia 22 de outubro de 2010 os fisioterapeutas da Prefeitura Municipal de Florianópolis organizaram o “I SEMINÁRIO DE FISIOTERAPIA NA SAÚDE COLETIVA DE FLORIANÓPOLIS” no auditório da Policlínica Centro. As atividades englobaram temas relacionados à atenção primária e média complexidade. No início da manhã a fisioterapeuta Michelli Vitória Silvestre fez a apresentação do histórico da Fisioterapia no município de Florianópolis, além das rotinas administrativas das policlínicas municipais de saúde. Posteriormente o fisioterapeuta Rodrigo José Knabben fez uma explanação da proposta de atuação da Fisioterapia na Atenção Primária nos Distritos Sanitários do município. Ao final o fisioterapeuta Erádio Gonçalves Júnior apresentou o programa Floripa Ativa e seus fluxos de encaminhamentos dos pacientes para o respectivo programa.

 

Ainda no período da manhã houve uma dinâmica entre os fisioterapeutas para o planejamento das atividades do próximo ano. Neste momento os profissionais levantaram os pontos positivos e negativos do serviço. A partir do levantamento destes pontos foi iniciada a elaboração dos objetivos e quadro de metas do serviço de Fisioterapia para o ano de 2011. Esta proposta será apresentada e discutida com as diretorias e coordenações da SMS assim que finalizado.

 

Já no período vespertino ocorreu a mesa redonda com o objetivo de discutir a atuação do fisioterapeuta na atenção primária. A atividade contou com a participação do gerente de atenção primária – médico Jorge Zepeda, do fisioterapeuta Fernando Massignam - Mestre em Saúde Pública UFSC, da fisioterapeuta Cláudia de Jesus representando o serviço de Fisioterapia da cidade de Curitiba/PR e Elaine Costa representando o serviço de Fisioterapia da cidade de Navegantes/SC.

 

 Inicialmente Jorge Zepeda, gerente de atenção primária, apresentou um histórico, o processo de trabalho e a organização dos NASF’s no município de Florianópolis.  Logo após houve a explanação do fisioterapeuta Fernando Massignam a respeito da importância da atuação do fisioterapeuta na saúde coletiva.

 

 Em continuidade ocorreu a apresentação do serviço de Fisioterapia do município de Curitiba/PR pela fisioterapeuta Cláudia de Jesus. A profissional descreveu as experiências da atuação da Fisioterapia junto à equipe NASF através de atividades coletivas com a participação multiprofissional em todos os Centros de Saúde da cidade. Ao final da mesa redonda a representante do município de Navegantes/SC, fisioterapeuta Elaine Costa, repassou as informações referentes ao funcionamento do Centro Especializado em Fisioterapia e Reabialiação -  CEFIR, espaço este, destinado a atendimentos fisioterapêuticos aos pacientes do município.

 

Após as apresentações dos profissionais convidados foram abertas discussões referentes às formas de atuação do fisioterapeuta na Saúde Coletiva através de atividades de matriciamento, atendimentos coletivos compartilhados, apoio às ESF no acompanhamento de pacientes restritos ao domicílio e ao leito, avaliação da saúde funcional dos trabalhadores, estruturação e organização do serviço de oxigenoterapia, encaminhamentos e orientações dos procedimentos para obtenção de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, participação das discussões relacionadas aos deficientes físicos e às atividades da vida diária desses indivíduos, entre outras formas de atuação na APS.

 

Este evento proporcionou um espaço de discussão e troca de experiência entre os profissionais fisioterapeutas da rede municipal de saúde, abrindo a possibilidade para construção de um serviço de Fisioterapia mais organizado e estruturado frente a realidade da população de Florianópolis, assim como, a necessidade de cada Distrito Sanitário de Saúde.

 

 

(Texto da organização do evento)