Secretaria Municipal de Saúde

17/11/2010 - Saúde
Mostra conta a história do SUS
Evento vai até sexta-feira no CCS da UFSC

foto/divulgação:

 

O secretário da Saúde da capital, João Candido da Silva, abriu nesta terça-feira a exposição SUS: a saúde do Brasil. A mostra,organizada pelo Centro Cultural do Ministério da Saúde,  conta a história dos 20 anos do Sistema Único de Saúde. Lançada em dezembro de 2009 percorreu diversos estados sendo vista por mais de 100 mil pessoas. Em Florianópolis ela estará até esta sexta-feira no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina.  “O SUS é o plano de saúde da grande parcela dos Brasileiros, precisa ser conhecido e respeitado por todos”, destaca o titular da pasta e um dos idealizadores do sistema na década de 80.

 

 

Ele lembra que com a criação do SUS os índices que medem a qualidade de vida e de saúde da população brasileira passaram a apresentar melhores resultados. Entre eles o de espectativa de vida e o de mortalidade infantil. “O SUS colocou o Brasil em primeiro lugar no que diz respeito ao tratamento de doenças como a AIDS e a realização de transplantes pelo sistema de saúde público”, enfatiza o secretário.

 

Para ele, contudo, é necessário avançar ainda mais. Um dos pontos citados é a aprovação da Emenda Constitucional 29 que garantirá mais recursos para a saúde. Mas ele lembra que tão importante quanto verbas são uma gestão qualificada e profissionais que recebam desde a formação acadêmica um ensino voltado a realidade do SUS.

 

 

A exibição apresenta os aspectos mais essenciais da saúde no país, por meio de uma abordagem didática, lúdica e criativa. Com isso, procura estimular a participação cidadã e a reflexão sobre a importância da melhoria e promoção da atenção integral, igualitária e universal à saúde para todos os brasileiros.

 

 

 Com uma narrativa leve, por meio de personagens infantis, a mostra convida o visitante a reconhecer e absorver a informação dentro de um contexto histórico, de forma a contribuir para sua percepção como protagonista das políticas públicas.

 

 

Mostra de vídeos

 

A exposição também apresentará uma mostra de vídeos do acervo do CCMS, seguida de debates. Para discutir os temas “Aids”, “Humanização do SUS e Controle Social” e “Saúde Mental e Matriciamento”, a Secretaria Municipal de Saúde convidou representantes de diversas instituições.

 

 

Dia 17 de novembro, quarta-feira, das 13h às 18h (sala 908, térreo)

Tema: Aids

Coordenadora: Andréia Giaconozzi, doutora em Psicologia pela UFSC, psicóloga da Vigilância Epidemiológica - SMS de Florianópolis

Dia 18 de novembro, quinta-feira, das 13 às 18h (sala 901, térreo)

Tema: Humanização do SUS e Controle Social

Coordenadores: Darcy Zamora, secretário-executivo do Conselho Municipal de Saúde de Florianópolis, e Jorge Zepeda, gerente do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf/Florianópolis)

 

Dia 19 de novembro, sexta-feira, das 13h às 18h (sala 922, último andar)

Tema: Saúde Mental e Matriciamento

Coordenadora: Sonia Leitão Saraiva, gerente dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps/Florianópolis) 

 

 


galeria de imagens