Secretaria Municipal de Saúde

07/12/2010 - Saúde
Atual fila da colonoscopia será zerada em seis meses
Oferta de exames será a maior de Santa Catarina

foto/divulgação:

Dentro de seis meses a atual fila de espera por exames de colonoscopia pelo SUS em Florianópolis deverá estar zerada. A previsão é do secretário da Saúde do município, João Candido da Silva, durante a assinatura do Termo de Cessão de equipamento destinado a este fim e a exames de vídeo Endoscopia com o Imperial Hospital de Caridade. “Este era um dos gargalos na saúde publica em nosso estado, e hoje Florianópolis está dando um importante passo em sua solução”, destacou ele.

 

Para o prefeito Dário Berger, também presente a solenidade, é necessário e urgente que todas as esferas de poder passem a dar à saúde a importância que ela merece. Ela lembra que em cinco anos de administração investiu mais de R$ 18,5 milhões em obras nesta área. “Mas, tão ou mais importante foi a modernização de todo sistema o que garantiu maior agilidade e confiança no atendimento à população”, destacou ele.

 

O novo aparelho foi adquirido com recursos da Secretaria da Saúde e instalado no Hospital de Caridade e atenderá pacientes do SUS encaminhados pelo município.  Ele será capaz de auxiliar no diagnóstico precoce do câncer de reto e de intestino, duas das principais causas de morte entre pacientes desta doença. “Estamos salvando vidas”, enfatizou o secretário.

 

 

 

Colonoscopia

 

Com a função de detectar patologias relacionadas a porção final do sistema gastrointestinal, a Colonoscopia é um dos exames de apoio diagnóstico mais importantes do SUS. Isso porque, além de contribuir para a identificação de várias doenças, como Doença de Crown, é uma ferramenta importantíssima para o diagnóstico do CA de Cólon e reto.

 

Historicamente em Santa Catarina, a oferta desse exame para o SUS, sempre foi escassa, não ultrapassando a 70 exames/mês para atender a todo o Estado. Na região da Grande Florianópolis, os únicos serviços que oferecem o exame de colonoscopia para o SUS são o HU e HGCR, que juntos oferecem uma média de 50 exames/mês.

 

Mesmo com a reorganização do acesso, promovida pelo Complexo Regulador de Florianópolis, transformando o agendamento para a Colonoscopia, 100% regulado, Somente o município de Florianópolis possui atualmente 546 pacientes na regulação, que somados aos 379 pacientes dos outros municípios totalizam 925 pessoas aguardando por uma colonoscopia.

 

A aquisição deste aparelho pela SMS de Florianópolis, com a parceria do Hospital de Caridade, ampliará a oferta desse procedimento em quase 300%, o que possibilitará zerar essa fila em menos de seis meses.

 


galeria de imagens