Secretaria Municipal de Saúde

24/03/2011 - Saúde
24 de março – Dia Mundial de Combate a Tuberculose
-

foto/divulgação:

A tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa, causada por um microorganismo conhecido como Bacilo de Koch. É transmitida de pessoa a pessoa através da tosse, fala e espirro.

 

Essa doença é uma das mais antigas da humanidade e continua sendo um grave problema de saúde pública e está incluída na lista de prioridades do Ministério da Saúde.

 

O Dia Mundial de Combate a Tuberculose foi instituído, em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e União Internacional contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares (IUATLD), para homenagear os 100 anos de descoberta do bacilo causador da Tuberculose por Robert Koch, em 1882.

 

Atualmente enfrentamos dois fatores que agravam a situação da doença: a infecção pelo HIV/AIDS que predispõe o indivíduo infectado a desenvolver a tuberculose e o abandono ao tratamento que pode levar ao surgimento de formas resistentes de tuberculose (TBMR).

 

Os principais sintomas são: tosse com catarro por mais de três semanas, falta de apetite, emagrecimento, suores noturnos, cansaço fácil e febre baixa no final da tarde.

 

O diagnóstico é simples e consiste no exame do escarro para identificação do bacilo. O exame é solicitado nos Centros de Saúde do nosso município.

 

A alta taxa de coinfecção tanto no Estado quanto em Florianópolis reforça a necessidade de ampliação das medidas de prevenção como o tratamento da infecção latente de TB nesta população quando indicado.

 

Confira também o novo manual e Nota técnica 003/2011