Secretaria Municipal de Saúde

23/03/2011 - Saúde
Resultado das eleições do Conselho Municipal de Saúde
Pleito ocorreu em clima tranqüilo

foto/divulgação:

Foram eleitas as 17 entidades que passam a formar o Conselho Municipal de Saúde de Florianópolis. O processo de escolha se deu através do voto secreto e direto por segmento. Ao abrir os trabalhos o presidente da entidade, João Candido da Silva, destacou o papel do CMS como o legitimo representante da vontade popular nesta área. A posse está marcada para o dia 12 de abril.

 

 Logo após a solenidade de abertura, que contou com a presença do presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador Renato Geske, cada segmento se reuniu separadamente. Em cada um deles as entidades que já haviam se registrado para disputar uma vaga no CMS puderam expor suas propostas e argumentos. Ao final, em cédula de papel, cada participante assinalava o nome daquela que gostaria de ver representando cada setor. Os votos foram colocados em uma urna por sala, aberta na presença de todos para apuração.

 

 

O que são

 

 O Conselho de Saúde é um órgão colegiado, permanente e deliberativo, com a função de Formular estratégias , controlar e fiscalizar a execução da política de saúde, sendo composta da seguinte forma:

                    50% por representantes dos usuários do SUS;

                   25% por profissionais de saúde;

                   25% por gestores e prestadores.

As decisões dos conselhos podem transformar-se em resoluções homologadas pelo chefe do Poder Executivo.

                    Ouvidorias ;

                   Ministério Público.


Os conselhos e as conferências são as formas obrigatórias previstas em Lei Federal.

 Confira no anexo a relação das entidades eleitas.


arquivos para download