Secretaria Municipal de Saúde

19/04/2011 - Saúde
Evento discute o acesso na Atenção Primária
Oficina reúne profissionais da SMS

foto/divulgação:

Secretário adjunto Clécio Espezim abriu o evento

O secretário adjunto da Saúde na capital, Clécio Espezim, abriu nesta terça-feira a oficina sobre o Acesso na Atenção Primária. O evento, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde, conta com a participação profissionais das equipes de saúde da família e gestores locais. O médico Núlvio Lernen Jr, do Ministério da Saúde, também falou aos presentes, que no período da tarde ouvirão  os médicos de família e comunidade da Espanha, Dr. Juan Gérvas e Dra. Mercedes Péres Fernández, especialistas em Atenção Primária à Saúde.

 

 A oficina tem os objetivos de refletir sobre barreiras ao acesso e apontar estratégias para reorganização dos processos de acolhimento e agendamento na atenção primária. Para isso, a programação se divide entre painéis com debatedores convidados e grupos de trabalho, que sintetizarão as idéias dos profissionais na forma de propostas para o município.

 

  Acesso pode ser definido como as características da oferta de serviços de saúde que facilitam ou dificultam sua utilização pelas pessoas. Numa definição mais ampla, envolve também a qualidade e adequação dos serviços utilizados. A garantia de acesso facilitado e contínuo é uma das funções da atenção primária, e está relacionada com a efetividade do sistema de saúde em diminuir iniqüidades na população.

 

 

 

 

( texto de apoio: Dr. Jorge Zepeda- GAP/SMS)

 


galeria de imagens