Secretaria Municipal de Saúde

05/05/2011 - Saúde
Encontro reúne ouvidores da PMF
Durante o evento foi lançado o Manual da Ouvidoria

foto/divulgação:

 

Apenas nos quatro primeiros meses deste ano a Ouvidoria da Prefeitura de Florianópolis já realizou mais de cinco mil atendimentos. Estes números sinalizam que até o final de 2011 deverá ser ultrapassada a marca de 10 mil registros obtida no exercício anterior. “Isto demonstra que a nossa população está confiando cada vez mais na capacidade de acolhimento e de resposta da administração municipal”, avaliou o prefeito da capital, Dário Berger, durante a abertura da reunião de avaliação e metas dos ouvidores do município.

 

 O evento contou ainda com a presença do Ouvidor Geral de Santa Catarina, Dejair Vicente Pinto, da presidente da seccional da Associação Brasileira de Ouvidores, Eleonor Mekari, da Ouvidora Geral do município, Micheli Pauli . do secretário municipal de Ciências e Tecnologia, Carlos Roberto DeRolt e do secretário da Saúde da capital, João Candido da Silva. Criada em 2009 a Ouvidoria da PMF é considerada uma das mais modernas e atuantes do estado.

 

 O prefeito fez questão de destacar a importância do trabalho das ouvidorias como canal de ligação entre a comunidade e a administração pública. Para ele, elas representam na prática o que se espera de uma verdadeira democracia. Além disso, destaca, são um importante instrumento de trabalho para quem pretende adotar um modelo de gestão moderno e eficiente. “Todo administrador, público ou privado, precisa antes de tudo ter a capacidade de ouvir a sua clientela”, afirmou ele.

  

Durante o evento aconteceu o lançamento do Manual da Ouvidoria Geral da Prefeitura de Florianópolis. Embora voltada ao conjunto da Administração Municipal a cartilha foi produzida pela Secretaria da Saúde da capital. “O trabalho que vem sendo realizado pelos ouvidores do nosso setor tem nos ajudado a melhorar a cada dia o atendimento à população”, destacou o titular da pasta, João Candido da Silva.  

 

  

Ouvidoria da Saúde

 

 Durante o período da manhã foi realizada uma reunião exclusiva entre os ouvidores da Secretaria da Saúde da capital. Segundo a coordenadora da equipe, Cleusa Pacheco de Souza, são realizados em média 400 atendimentos por mês. Além de um núcleo central em cada uma dos cinco Distritos Sanitários e nas diretorias da SMS há pelo menos uma pessoa encarregada deste trabalho. “ Eu acredito que o segredo para exercer bem esta função é saber ouvir muito mais do que apenas escutar, é ter a clara compreensão de que do outro lado está alguém muitas vezes fragilizado ou que apenas desconhece a realidade de uma situação”, enfatizou o secretário da Saúde.


galeria de imagens