Secretaria Municipal de Saúde

13/05/2011 - Saúde
Dia Nacional de Controle de Infecção
Data foi comemorada dia 15

foto/divulgação:

 A história da infecção hospitalar está inserida na história da medicina , que se inicia com a luta pela sobrevivência. A primeira informação sobre tratamento de infecção em ferida infectada data de 3.00 a.C., por médicos egípcios. Mas foi só em 460 a.C., na Grécia , que Hipócrates contribuiu para a cura de feridas com o simples ato de lavar as mãos antes da cirurgia e o uso de água fervida na limpeza das feridas.

  

Combater as infecções é uma situação complexa. Os profissionais de saúde que trabalham nos Centros de Saúde, nas Policlínicas e nas Unidades de Pronto Atendimento devem ser treinados e atualizados, pois com o uso inadequado de antibióticos e de procedimentos na prática da esterilização e desinfecção de materiais, surgem  novos microorganismos resistentes.

 

 

O Manual de Normas e Rotinas para Processamento de Artigos e Superfícies, foi elaborado por equipe técnica de profissionais da Rede Básica de Saúde em 2007,com a intenção de padronizar rotinas de limpeza, desinfecção e esterilização de materiais e ambientes. Com a implantação do teste biológico no processo de esterilização, a Secretaria de Saúde tem a validação do processo de esterilização. 

 

 

Para marcar o Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares, comemorado em 15 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde, promove  palestra com Dr. Valter Rótolo Araújo, médico infectologista , dia 12 de maio, às 09:30 horas , no Auditório do Cerest – SMS.

 

Esta ação tem por objetivo conscientizar autoridades e trabalhadores da saúde com informações sobre medidas preventivas de controle de infecção e uma abordagem educativa de higienização das mãos.

 

Texto de Suzana Schmidt de Arruda
 


galeria de imagens