Secretaria Municipal de Saúde

22/06/2011 - Saúde
Laudo isenta culpa por óbito de menina em CS
Morte ocorreu por causas naturais

 No dia 1º de fevereiro deste ano a menina Mariana Tessari do Prado, de apenas três anos, veio a óbito num dos consultórios médicos do Centro de Saúde do bairro Saco Grande. Em que pese o fato de não ter sido naquele momento possível chegar a qualquer conclusão verdadeira da causa desta morte, o caso chegou a ser tratado por alguns setores da mídia  como suspeita de erro médico.

 

 Em base ao relatório final do Serviço de Verificação de Óbitos do Hospital Joana de Gusmão (Infantil), do LACEN-SC e do Instituto Adolfo Lutz de reconhecida credibilidade, ficou comprovado que não houve qualquer erro médico ou que tenha sido fornecido pelo Centro de Saúde medicação inadequada. Todos os laudos apontam para uma virose bronquiolar  aguda de evolução extremamente rápida. Concluísse, portanto, que a menina Mariana Tessari do Prado morreu de causas naturais.

 

 

 O que foi publicado no site da SMS em fevereiro

  

Na manhã do último dia 1º de fevereiro, deu entrada no Centro de Saúde do bairro Saco Grande a menina Mariana Tessari do Prado, cuja família chegara a poucos dias do Planalto Catarinense onde residia. A mesma apresentava naquele momento os seguintes sintomas : Febre, vômitos, diarréia porem, sem sinais meningeos e hidratada ( inclusive ingerindo liquidos).  Em base a estes sintomas o medico que a atendeu indicou a medicação de uso rotineiro nestes casos, amplamente utilizada em crianças da mesma faixa etária.

 

No inicio da tarde a mesma foi novamente trazida ao Centro de Saúde desta feita com os seguintes sintomas : Dificuldade respiratória, piora de vômitos, desidratada e cianótica (arroxeada). De imediato o mesmo profissional médico que a havia atendido pela manhã passou a cuidar do caso.  Em vista da gravidade do quadro que se apresentava naquele momento todos os procedimentos disponíveis naquela Unidade Básica de Sade, e compatíveis à situação, passaram a ser usados na tentativa de evitar o pior.

 

Paralelamente a isto foi acionado o SAMU 192, bem como o Corpo de Bombeiros e o socorro aéreo (helicóptero). Todos os esforços necessários para evitar que a menina Mariana Tessari do Prado viesse a óbito foram tomados. Lamentavelmente porem a mesma não resistiu, vindo a falecer enquanto era atendida.

 

A Secretaria Municipal da Saúde de Florianópolis lamenta o ocorrido, e aguarda o resultado do laudo do Serviço de Verificação de Óbitos do Hospital Infantil para conhecer a exata causa desta morte. Reitera, contudo, a confiança em seus profissionais e mais uma vez lembra que apenas naquele Centro de Saúde são realizados a cada ano mais de 100 mil atendimentos.