Secretaria Municipal de Saúde

24/06/2011 - Saúde
Ação visa reduzir consumo de cigarros nas escolas
Alunos costumam imitar comportamento dos professores

A médica da Secretaria Municipal da Saúde de Florianópolis, Senen Hauff, participou nesta segunda-feira de uma conversa sobre os males do cigarro com diretores das Escolas de Jovens e Adultos da capital. A ação, que já se repetiu com administradores de outras unidades da Rede de Educação do município, integra uma campanha que visa reduzir o consumo de cigarros entre professores e servidores do ensino. A SMS estará ofertando a este público a participação nos grupos que visam incentivar o abandono do vício.

 

  

Segundo dados da Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar mais de 26 por cento dos alunos da rede pública da capital na faixa entre 13 e 15 anos já experimentaram pelo menos uma vez um cigarro. A Dra. Senen Hauff lembra que esta é a idade da imitação, e que ao ver a mesma pessoa que tem por missão ensinar fazendo uso do tabaco logo o adolescente entende o fato como uma mensagem positiva.

 

 

 

Ela acredita que ações como a proibição do consumo de cigarros em qualquer espaço da área escolar sejam extremamente positivas. Contudo ela lembra que é preciso investir também em uma lei que proíba o comércio de derivados do tabaco nas proximidades das escolas.  “ A grande maioria dos estabelecimentos que comercializa cigarros fica próximo a uma escola”, destaca Senen.