Secretaria Municipal de Saúde

07/06/2011 - Saúde
Número de médicos dobrou na capital
.

Nestes últimos cinco anos Florianópolis passou a contar com quatro Policlínicas de especialidades e duas Unidades de Pronto Atendimento 24 horas.  O número de Equipes de Saúde da Família passou de apenas 48 para mais de 100.  Tudo isso para garantir um melhor atendimento à população. Um trabalho que é apontado como modelo pelo Ministério da Saúde e pela Organização Panamericana de Saúde.

 

 

Com o aumento da oferta de serviços, e fatores como aposentadorias, fez-se necessário a contratação de novos profissionais, sempre através de Concurso Público ou Processo Seletivo, ambos de ampla divulgação. Em termos gerais passou-se de 716 para mais de 2.300 servidores.  Apenas na categoria médica o número passou de 167 para 335 profissionais.

 

 

Tendo entre seus objetivos a contratação de novos médicos foram realizados entre 2007 e 2010 três Concursos Públicos, sendo o último em março do último ano com validade até março de 2012. Além disso, no mesmo período, foram abertos cinco Processos Seletivos o último deles em junho deste ano. 

 

 

 

Estes dados demonstram claramente a disposição da Secretaria Municipal da Saúde de Florianópolis em manter e ampliar seu quadro funcional, buscando evitar prejuízos no atendimento à população.  Além disso, é necessário observar que nestes últimos cinco anos foram garantidas e ampliadas todas as condições de trabalho para os profissionais que atuam na Secretaria Municipal da Saúde de Florianópolis, além de sua valorização.

 

 

Cabe destacar que tanto no Processo Seletivo, com vinculo temporário, quanto no Concurso Público, com vinculo permanente após o prazo do Estágio Probatório, o servidor contratado tem a qualquer momento o direito de pedir seu desligamento do quadro funcional. De outro, a legislação em vigor no nosso país não permite ao gestor público manter um cadastro de reserva para situações como esta.