Secretaria Municipal de Saúde

30/11/2011 - Saúde
Seminário discute a saúde da população negra
Evento fez parte das comemorações do mês da consciência negra

foto/divulgação:

A história deste país tem sido de exclusão, já é hora de mudar este quadro e incluir na realidade brasileira todas as raças respeitando suas especificidades. A opinião foi manifestada pelo secretário da Saúde da capital, João Candido da Silva, durante a abertura do Seminário de Política de Saúde da População Negra que aconteceu nesta terça-feira. O evento contou ainda com as presenças do secretário de Governo, Gean Loureiro, dos vereadores Márcio de Souza, Renato Geske e Ricardo Vieira, da coordenadora de Políticas de Igualdade Racial do IPEA, Marta Lobo e da coordenadora municipal de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial de Florianópolis, Ana Paula Cardoso.

 

 

Em abril deste ano foi criado pelo prefeito Dário Berger o Comitê de Saúde Integral da População Negra com o objetivo de promover ações que busquem sensibilizar os profissionais da área de saúde para a necessidade de respeitar a cultura e o perfil epidemiológico dos afrodescendentes. Até o momento Florianópolis é a única cidade de Santa Catarina a contar com um órgão com este perfil.

 

O secretário de Governo, Gean Loureiro, fez questão de destacar que mais uma vez a capital catarinense é modelo para outros municípios na área da saúde. Já o vereador Ricardo Vieira saudou a iniciativa considerando-a extremamente positiva.

 

Para o secretário da Saúde, é preciso que as universidades também incluam esta discussão em seus cursos desta área. A opinião é a mesma do vereador Márcio de Souza, que lembrou que a população negra esta mais sujeita a doenças como a anemia falciforme e por isso deve merecer uma atenção que respeite esta realidade. “ Não se trata de propor privilégios e sim de garantir aos afrodescendentes um direito que é seu, mesmo porque a divida deste país para com os negros ainda esta longe de estar paga”, destacou ele.


galeria de imagens