Secretaria Municipal de Saúde

09/03/2012 - Saúde
Carta Aberta aos servidores da SMS e população sobre resultado do IDSUS
Resultado é reflexo do trabalho realizado por cada um dos servidores da SMS

foto/divulgação:

Senhores/as Servidores/as,

É com imensa satisfação que compartilhamos com todos/as o resultado do Índice de Desempenho do SUS, onde Florianópolis ficou em 3º lugar entre as capitais, com nota de 6,67.

 

O Índice de Desempenho do SUS (IDSUS) foi elaborado pelo Ministério da Saúde e é um indicador síntese, que faz uma aferição contextualizada do desempenho do Sistema de Único de Saúde (SUS) quanto ao acesso (potencial ou obtido) e à efetividade da Atenção Básica, das Atenções Ambulatorial e Hospitalar e das Urgências e Emergências.

 

O índice vai de 0 a 10 e será calculado a cada três anos pelo Ministério da Saúde.

 

A partir da análise e do cruzamento de uma série de indicadores, o IDSUS avalia o Sistema Único de Saúde que atende aos residentes nos municípios. É importante destacar que, em função da grande diversidade (demográfica, cultural, socioeconômica, geográfica, etc.) do território nacional, a análise comparativa das notas do IDSUS foi realizada por meio de seis Grupos. Apenas dentro deles, por apresentarem características similares entre si, é possível traçar um paralelo comparativo entre os municípios.

 

Nesse sentido, Florianópolis foi classificada no grupo 1 (alto índice de desenvolvimento sócio econômico, médio índice de condições de saúde e alto índice de estrutura de serviços de saúde), juntamente com 28 municípios. Assim, a complexidade de indicadores na avaliação desse grupo é maior do que nos demais. No ranking desse grupo Florianópolis ficou em 3º lugar entre as capitais e em 4º entre os municípios.

 

Sabemos da competência, da responsabilidade e do compromisso com a Saúde Pública dos nossos profissionais. Essa conquista é de cada um de vocês!

 

Com foco em nossa visão “Oportunizar o acesso a 100% da população a um sistema público de saúde com gestão da qualidade total e ordenado pela Estratégia Saúde da Família, até 2014”, nosso município continuará a apresentar ótimos resultados.

 

          Parabéns e obrigado!

 

Clécio Antônio Espezim

Secretário Municipal de Saúde de Florianópolis

 

 

Em anexo a carta enviada ao Jornal Notícias do Dia