Secretaria Municipal de Saúde

25/05/2012 - Saúde
Prefeitura da Capital está na campanha contra o crack
O governo federal pretende investir em todo o país R$ 4bilhões

foto/divulgação:

Dário: a parceria é fundamental no enfrentamento às drogas

O prefeito Dário Berger participou hoje ( 25/05) da campanha nacional  contra contra as dogas - "Crack, é possível vencer" . A adesão da prefeitura  no combate a esta droga devastadora ocorreu no auditório do Hotel Castelmar com as presenças do ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso; do governador Raimundo Colombo; e de secretários estaduais e municipais. 

 

No discurso, o prefeito ressaltou a importância da parceria no enfrentamento ao crack e de outras ilícitas e afirmou que é necessário  oferecer oportunidades às crianças, evitando que elas sejam adotadas por traficante. O prefeito afirmou que o município aplica 30% do total do orçamento em educação.

 

Ele lembrou ainda que o enfrentamento às  drogas só terá sucesso se for feito de forma intersetorial e multidisciplinar. Dário ressaltou que o munícípio possue dois Centros de Apoio Psicossocial voltados para as pessoas usuárias de drogas, além de já ter implantado o Consultório de Rua”.

 

No programa do governo federal, absorvido pelos estados e municípios, está previsto unidades de atendimentos para usuários, leitos disponíveis em hospitais, consultório de rua, além de outras infraestruturas. O governo federal pretende investir em todo o país R$ 4 bilhões. 

 

 

De acordo com a Secretaria de Assistência Social do município, entre os anos de 2010 e 2012 foram catalogados nas regiões central e continental de Florianópolis 410 usuários do Crack. Destes, 92 por cento do sexo masculino e em sua maioria ( 57 por cento) com residência fixa. Segundo o secretário da Saúde da capital, a média mensal de atendimentos a usuários da droga nos CAPS-AD do município ficou entre 160 e 165.

 

 

 

  • Crack, é possível vencer

 

A campanha será dividida em três eixos: Prevenção, Cuidado e Autoridade. No item Prevenção o objetivo é investir em ações de educação, informação e capacitação. Já no de Autoridade o foco será o combate ao tráfico e às organizações criminosas. Na parte de Cuidado se buscará o aumento da oferta de tratamento de saúde aos usuários bem como uma maior atenção a estes. Neste sentido se investira na capacitação de profissionais e infra-estrutura do SUS, ampliando os serviços já existentes ou implantando onde não existam.


galeria de imagens