Secretaria Municipal de Saúde

12/09/2012 - Saúde
Secretário participa da abertura de evento regional de Saúde Mental
Atividade vai até o dia 14 no CESUSC

foto/divulgação: SMS

Secretário fala na mesa de abertura do evento

O secretário da Saúde da capital, Clécio Espezim, participou nesta quarta-feira da abertura da primeira Reunião do Colegiado de Coordenadores de Saúde Mental da região sul do Brasil. A solenidade contou ainda com a presença do coordenador da área no Ministério da Saúde, Roberto Tykanori e do coordenador estadual de Saúde Mental, Alan Serrano.

 

Em um breve histórico o secretário relatou os avanços obtidos pela capital catarinense na área da Saúde nos últimos seis anos. Ele lembrou que o município é o que tem uma das melhores coberturas do Programa Saúde da Família no Brasil, e a única capital com menos de um digito de mortalidade infantil (pouco mais de 8/1000). “São indicadores como estes que colocam Florianópolis como referencia pelo Ministério da Saúde”, destacou o secretário.

 

A capital catarinense conta atualmente com quatro Centros de Apoio Psicossocial (CAPS) do tipo 2, que atendem uma média de mais de duas mil pessoas por mês. Destes, um é dedicado à crianças e adolescentes, dois a usuários de drogas e álcool, e um a adultos com distúrbios mentais. Segundo o secretário, já está no Ministério da Saúde a proposta de implantação de um projeto para implantação de um CAPS de tipo 3 no município. “Isto será possível graças a parceria com o HU/UFSC que deverá implantar uma emergência psiquiátrica naquela unidade”, destacou ele.


Florianópolis conta com sete Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), todos com a participação de psiquiatras e psicólogos. Além disso, integra o programa Crack é Possível Vencer, do Ministério da Saúde, e mantém parceria com diversas instituições que atuam direta ou indiretamente na área da saúde mental.


galeria de imagens