Secretaria Municipal de Saúde

21/03/2014 - Saúde
Secretários de Saúde buscam integrar gestões
Encontro da Comissão Intergestora Regional (CIR) da Grande Florianópolis reúne cerca de 60 participantes

foto/divulgação: Divulgação

Uma das pautas foi o diagnostico dos serviços de saúde ofertados

Os Secretários de Saúde da região da Grande Florianópolis estiveram reunidos no Sapiens Parque nesta quinta-feira (20), para o encontro da Comissão Intergestorial Regional (CIR) das 21 Secretarias de Saúde da região.

A Grande Florianópolis foi uma das sete regiões do país com aprovação de um projeto de interoperabilidade dos sistemas de informação e contemplada com recurso financeiro no valor de R$ 4 milhões. A discussão contou com a presença do Sr. Augusto Gadelha (Diretor do DATASUS) e do Sr. Moacyr Perche (Diretor de projetos do DATASUS).

Esteve em pauta também o diagnóstico dos serviços de saúde ofertados em Santa Catarina e a aprovação do projeto de aquisição de equipamentos previsto na portaria 2.923, que institui incentivo financeiro de investimento para a aquisição de equipamentos e materiais permanentes e custeio para reforma, destinados à implantação e/ou implementação de Centrais de Regulação de Consultas e Exames e Centrais de Regulação de Internações Hospitalares na região.

Finalmente discutiu-se a possibilidade de adesão dos municípios da região à Programação Geral das Ações e Serviços de Saúde – PGASS. A PGASS é um dos instrumentos de gestão do SUS, consistindo em um processo de negociação e pactuação intergestores em que são definidos os quantitativos físicos e financeiros das ações e serviços de saúde. Possui articulação com planejamento anual de saúde - PAS de cada ente presente na região, dando visibilidade aos objetivos e metas estabelecidos na região de saúde e explicita os fluxos de referência para sua execução.