Secretaria Municipal de Saúde

23/05/2014 - Saúde
CCZ aprimorando conhecimento no Espírito Santo
Equipe participou do curso de Controle Químico de Flebotomíneos e Triatomíneos da região Sul e Sudeste

foto/divulgação: Divulgação

A troca de experiências com profissionais de outros estados é positivo para os funcionários se qualificarem

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) participou em Vitória, Espírito Santo do   Curso de Controle Químico de Flebotomíneos e Triatomíneos da região Sul e Sudeste, organizado pelo Ministério da Saúde. Durante uma semana a médica veterinária e chefe do departamento técnico do CCZ, Eva Ota; e o chefe do setor operacional Wilmar do Nascimento assistiram palestras e debateram os temas em roga.

“A troca de experiências com profissionais de outros estados é positivo para os funcionários se qualificarem e trazerem bons exemplos para a capital” acredita o diretor do CCZ Fábio de Mello Chaves Indá.

Foram abordados assuntos de grande relevância, como: o cenário epidemiológico da doença de Chagas no Brasil; métodos de controle de vetores (inseticida controle biológico, reguladores de crescimento, métodos genéticos); toxicologia dos inseticidas (classificação toxicológica, exemplos de toxicidade a mamíferos, segurança do uso); resistência dos insetos aos inseticidas: bases genéticas, bioquímicas e comportamentais; dinâmica da resistência; técnicas de detecção de resistência (biológicas e bioquímicas), entre outros.

Flebotomíneos (“mosquito palha”) e Triatomíneos (“barbeiros”) são os vetores da Leishmaniose Visceral e Doença de Chagas, respectivamente. Apesar do município de Florianópolis não recorrer ao uso do controle químico para esses vetores, conhecer a experiência de trabalho de outros estados e atualizar os conhecimentos técnicos são essenciais para manter Florianópolis livre de casos humanos autóctones de Leishmaniose Visceral e Doença de Chagas.

Monitoramento na ilha:

O CCZ realiza rotineiramente inquéritos epidemiológicos nas áreas de vulnerabilidade para transmissão da leishmaniose visceral, mediante a coleta de sangue de cães e orientações à população sobre as medidas de prevenção e controle da doença. Para mais informações sobre essas zoonoses, acesse o link.

 


galeria de imagens