Secretaria Municipal de Saúde

05/06/2014 - Saúde
Secretaria de Saúde tem ação pró-vida no trânsito
Projeto busca tornar a cidade referência de comportamento no tráfego

foto/divulgação: Vadebike.org

Florianópolis convive com o trânsito mais violento do Sul do país

Será lançado na próxima quarta-feira (11) o Projeto Rede Vida no Trânsito. O evento, com início às 14 horas, contará com a presença do rrefeito Cezar Souza Júnior e do Secretario de Saúde, Daniel Moutinho Jr., no auditório da Guarda Municipal de Florianópolis.

O projeto busca tornar a cidade referência em educação, respeito, gentileza e paz no trânsito. O evento, estendido para Florianópolis em 2012, vem em conjunto com o projeto do Ministério da Saúde e a Organização Mundial da saúde (OMS) - influenciado pela ação mundial Road Safety in 10 Countries (RS 10) - que objetiva educar e conscientizar a população sobre a violência no trânsito.

Florianópolis tem o trânsito mais violento do Sul do país, segundo Mapa da Violência do Trânsito 2013, compilado pela Vigitel (vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico, do Ministério da Saúde). Por ano, quase uma centena de vidas termina em acidentes no município.


A taxa de mortalidade relacionada ao trânsito é quase 30% superior à das maiores capitais do Sul-Sudeste, como São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, a cidade conta com o titulo da capital onde mais se dirige após beber, segundo a Vigitel/2012.

Para modificar essa realidade é que o projeto precisa ser debatido e fortalecido política e institucionalmente. Além da divulgação dos resultados de pesquisas, é preciso novas alternativas para ações e campanhas de conscientização.