Secretaria Municipal de Saúde

09/06/2014 - Saúde
Prevenção norteia o Dia Nacional da Imunização
Os centros de saúde da Capital oferecem todos os tipos de vacina para a população

foto/divulgação: Divulgação

A imunização representa um dos maiores avanços da saúde já conquistados

O Dia Nacional da Imunização transcorre nesta segunda-feira (9) e serve como um incentivo à população se vacinar. Em Florianópolis, os moradores podem ser vacinados em qualquer um dos 49 centros de saúde.

A imunização representa um dos maiores avanços da saúde já conquistados. Foi através das campanhas de vacinação que se alcançou a erradicação da varíola no planeta, a eliminação da poliomielite em quase todo o mundo, o controle do sarampo e da rubéola, além da grande queda da mortalidade infantil em diversos países.

Nosso país pode se orgulhar de ter um dos melhores programas públicos de imunização, o Programa Nacional de Imunização, com coberturas vacinais que são referência em todo mundo. Inclusão de novas vacinas no calendário e sua distribuição universal são demonstrações de sucesso do programa.

Matéria do Jornal “Noticias do Dia”, veiculada nesta segunda-feira sobre o dia da imunização, traz uma entrevista da médica e gerente de Vigilância Epidemiológica de Florianópolis, Ana Cristina Vidor.


“É preciso incentivarmos a população a se proteger, porque é frequente os pais deixarem de levar a criança quando fica maior para vacinar após ela receber as primeiras doses das vacinas. Mas é importante ressaltar que as vacinas só conferem imunidade satisfatória quando é feito o esquema de vacinação completo (doses iniciais + reforços)”, explicou Ana.

Acesse aqui a matéria na íntegra.