Secretaria Municipal de Saúde

11/06/2014 - Saúde
Projeto Rede Vida no Trânsito é lançado na Capital
Entidades assinaram termo de compromisso, deveres e ações do projeto

foto/divulgação: Tatiana Stock

Florianópolis convive com o trânsito mais violento do Sul do país

O lançamento do projeto  Rede Vida no Trânsito lotou o auditório da Guarda Municipal de Florianópolis na tarde da quarta-feira (11). O evento oficializou as parcerias que buscam tornar a cidade referência em educação, respeito, gentileza e paz no trânsito.

“Esse evento formalizou o trabalho que já vem acontecendo desde o início de 2014. Esperamos que a partir desse evento o engajamento das organizações que estiveram presentes aumente ainda mais. É importante resssaltar que a rede é aberta a todos. Mesmo os que não puderam comparecer podem participar das reuniões e contribuir para um trânsito pacífico em Florianópolis”, disse o diretor da Vigilância em Saúde da SMS, Leandro Garcia.

Participaram da mesa de autoridades o vice-prefeito João Amin, o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Saúde, Nulvio Lermen Júnior, o presidente da Via Ciclo, Luis Peters, o secretário municipal de Segurança e Defesa do Cidadão, Raffael de Bona; e a coordenadora do Registro Nacional de Infrações (Renainf) do Detran/SC, Graziela Casas Blanco.

“Matamos duas vezes e meio a mais no trânsito que com crimes de homicídio. Temos que reduzir isso”, ponderou o presidente da Via Ciclo, Luis Peters.

A coordenadora do Renainf e coordenadora de Convênios de Trânsito do Detran complementou: “Temos de “'catequizar' mais pessoas para juntos sairmos dessa estatística de sermos a capital onde mais se vive e não onde mais se morre.”

O evento, ampliado para Florianópolis em 2012, vem em conjunto com o projeto do Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) - influenciado pela ação mundial Road Safety, que objetiva educar e conscientizar a população sobre a violência no trânsito.

Florianópolis convive com o trânsito mais violento do Sul do país. “A educação e a conscientização são fundamentais, mas sabemos que sem a fiscalização nada funciona”, afirmou o secretário Raffael de Bona, explicando sobre a importância de todos os órgãos trabalharem em conjunto.

Na oportunidade, o vice-prefeito falou do montante de R$ 200 mil que serão investidos em mobilidade urbana na capital e ressaltou a importância de todos estarem juntos nessa rede. Finalizando, disse que “uma vida que for preservada já um sucesso”.


Leia mais: IPUF participa do projeto Rede Vida no Trânsito