Secretaria Municipal de Saúde

08/03/2010 - Saúde
Empregados da COMCAP são vacinados contra o tétano e a hepatite B
Vacinação vai até sexta-feira.

foto/divulgação:

Mais de 400 trabalhadores da COMCAP estarão sendo imunizados nesta semana contra a Hepatite B e o Tétano. O objetivo da ação, em parceria com a Secretaria da Saúde da capital, é garantir que estes profissionais possam exercer suas atividades sem riscos de contrair este tipo de doenças. Em virtude das características do trabalho exercido por eles a probabilidade de contágio é maior do que em outras categorias profissionais.

 

A hepatite B é uma doença contagiosa do fígado que varia de gravidade, de moderada durando algumas semanas, até grave para toda a vida. Essa doença é decorrente de infecção pelo vírus da hepatite B. Hepatite B pode ser aguda ou crônica. A Hepatite B aguda é uma doença de curta duração que ocorre dentro dos primeiros 6 meses depois da exposição ao vírus. A infecção aguda pode se transformar em crônica. A hepatite B crônica que uma doença de longa duração que ocorre quando o vírus permanece no organismo da pessoa. Entre as formas de contágio está o ferimento com objetos cortantes.

 Já o tétano é causado por uma bactéria denominada clostridium que pode ser encontrada nas fezes dos animais, ela é transmitida através de cortes na pele ou mordidas de bichos, como por exemplo, a do cachorro. Ela não é uma doença contagiosa. Essa doença pode causar contrações musculares do pescoço e da mastigação, causando uma grande aspereza, até chega a atingir os músculos respiratórios podendo ser fatal.