Secretaria Municipal de Saúde

05/08/2014 - Saúde
Seminário de aleitamento acontece na quinta
Com palestras e debates, profissionais de todo o estado se reúnem para discutir os próximos passos acerca da pratica da amamentação

foto/divulgação: Caroline Borges

O evento que faz parte da 23ª Semana Mundial do Aleitamento Materno e em comemoração ao mês Agosto Dourado

Com a presença de autoridades, médicos e profissionais de saúde, nesta quinta-feira (7) acontece o 3º Seminário Municipal de Aleitamento Materno, promovido pelo Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Saudável de Florianópolis (Comamas). O evento que faz parte da 23ª Semana Mundial do Aleitamento Materno e em comemoração ao mês Agosto Dourado, será realizado no auditório do Hospital Universitário (HU).


O encontro tem inicio as 13h30, com abertura oficial. Até o fim do dia, os cerca de 120 profissionais de saúde participarão de palestras e debates sobre os avanços e perspectivas do aleitamento materno.

Após a abertura oficial, a nutricionista Janine Guimarães fará uma palestra com o titulo “A Amamentação e os Objetivos do Milênio”. Logo depois, será a vez da professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Dra. Maria Marlene Pires de Souza, a falar sobre a importância dos primeiros mil dias na vida da criança.


“O seminário vai possibilitar uma discussão entre todos que trabalham para aumentar o índice de amamentação no estado. Nós vamos discutir tudo o que fizemos e achar meios de melhorar nossos programas de aleitamento materno”, afirma a coordenadora do Programa Capital Criança e presidente do Comamas, Márcia Sueli Del Castanhel.

A mobilização em torno da amamentação começou no sábado (2), com o lançamento do mês Agosto Dourado. No domingo (3), cerca de 50 famílias se encontraram no Parque de Coqueiros, área continental de Florianópolis, para o evento nacional “Hora do Mamaço”.


Para dar continuidade aos eventos que marcam o mês mundial do aleitamento materno, todos os servidores da Secretaria Municipal de Saúde estão organizados nas atividades realizadas em todas as unidades de saúde.