Secretaria Municipal de Saúde

19/03/2010 - Saúde
Secretaria da Saúde assina Termo de Cessão de equipamentos com a ACIC
Objetivo é realizar consultas especializadas em oftalmologia para pacientes encaminhados pelos Centros de Saúde.

foto/divulgação:

 O Secretário da Saúde da capital, João Candido da Silva, assinou nesta sexta-feira o Termo de Cessão de Equipamentos à Associação Catarinense para a Integração do Cego(ACIC). A medida integra uma série de ações em desenvolvimento entre a entidade e a Secretaria da Saúde do município e que deve ter como ponto alto a implantação do primeiro Hospital de Olhos da região. Segundo dados da própria ACIC, cerca de 70 mil moradores de Florianópolis apresentam algum problema grave de visão.

 

 Pelo termo assinado hoje, a Secretaria da Saúde ira repassar à associação equipamentos para a realização de exames mais complexos de oftalmologia.  Caberá ao órgão municipal a adaptação de duas salas na sede da entidade, no bairro Saco Grande, para a instalação dos mesmos.  No local serão atendidos apenas pacientes encaminhados pelos Centros de Saúde  não havendo consultas diretas. Além disso, o município repassara verbas para p custeio deste ambulatório oftalmológico.

 

Hospital de Olhos

 

O Hospital de Olhos será implantado em parceria com a ACIC, que deverá se credenciar junto ao Ministério da Saúde como prestadora de serviços para o SUS. A unidade vai ser construída no terreno pertencente à associação no bairro do Saco Grande. Para análise e estudo do projeto foi firmado em 2009 um contrato com o Consórcio Hospitalar da Catalunha.

 

 A entidade  administra somente na Espanha  32 hospitais e 87 instituições na área da saúde. Com presença em 22 países o grupo responde hoje por 260 projetos em todo mundo. Destes, 60 fora da Espanha. Somente na área de hospitais, o grupo oferece hoje mais de seis mil leitos e 13 mil profissionais.Além disso, CHC tem condições de agilizar junto aos organismos internacionais de financiamento a verba para a implantação do Hospital de Olhos de Florianópolis. A unidade irá atender pacientes através do Sistema Único de Saúde, que repassará os recursos conforme a demanda.

 


galeria de imagens