Secretaria Municipal de Saúde

01/06/2015 - Saúde
Voluntariado: residentes atendem refugiados
Ação humanitária foi organizada pela Secretaria Municipal de Saúde

foto/divulgação: SMS

Residentes atuam sob a tutoria da equipe de Saúde de Família e Comunidade

Desde a noite da última sexta-feira (29), residentes de Medicina e Multiprofissional de Família e Comunidade de Florianópolis participaram de uma experiência única em suas carreiras. Eles foram voluntários na recepção e atendimento aos refugiados haitianos e senegaleses que chegam a Florianópolis. O trabalho foi organizado pela Secretaria de Saúde da Capital.


Segundo Igor Tavares Chaves, da Diretoria de Atenção Primária, a ação humanitária teve a participação de sete médicos residentes, que fizeram a recepção, durante a noite, e triagem dos imigrantes para avaliação de riscos de doenças transmissíveis e encaminhamento para os hospitais da região nos casos em que houve necessidade.


Nas manhãs seguintes, os profissionais atuaram na avaliação clínica dos refugiados, fazendo diagnósticos e prescrição de tratamento aos que apresentavam sintomas de alguma doença. "Foi uma experiência nova para esses profissionais, que atuaram com muita empolgação nesse trabalho", afirmou Igor.


Desde a chegada dos primeiros ônibus com imigrantes a Florianópolis, na semana passada, a Secretaria de Saúde atua na avaliação para riscos de doenças contagiosas e imunização da carteira básica de vacinação. Para a madrugada desta segunda-feira (01) está prevista a chegada de mais um ônibus, também com atuação dos residentes.


Na quarta-feira (03) haverá uma reunião para avaliação do trabalho e encaminhamento de outras providências em relação aos cuidados em saúde dos haitianos e senegaleses.