Secretaria Municipal de Saúde

08/07/2015 - Saúde
Fisioterapia: uma fila a menos no SUS da Capital
Contratação de prestadores de serviços ajudou a zerar a espera pela especialidade, que tinha quase 15 mil pessoas até dezembro de 2012

foto/divulgação: Arquivo

Filas para especialistas nas policlínicas estão reduzindo

Mais uma fila de espera para especialidade foi zerada em Florianópolis. Pacientes que precisam de fisioterapia, agora, são atendidos dentro do prazo de 30 dias. A Capital catarinense reduziu, nos últimos dois anos, a soma de todas as filas de exames e consultas com especialistas em mais de 40%.


As filas da média complexidade, que englobam exames, consultas e cirurgias, são mapeadas e encaminhadas através de um sistema informatizado único, que cobre toda a cidade. Com isso, é possível detectar aquelas em maior desequilíbrio e expandir a oferta.


Outro indicador, que mede o percentual de solicitações agendadas em menos de 90 dias, também caiu: atualmente o SUS da Capital consegue agendar em menos de três meses 88% das solicitações recebidas – e o número está aumentando.


Já são 33 exames, procedimentos e consultas com a fila zerada no SUS do município. Isso significa agendamento dentro de um prazo de 30 dias. “O SUS de Florianópolis atende aos pacientes mais rapidamente que o setor privado”, afirmou o secretário de Saúde, Daniel Moutinho Junior.


Ele lembra que este era um dos maiores gargalos da rede de saúde de Florianópolis, com pessoas aguardando atendimento por até dois anos. "Doenças osteoarticulares estão entre as principais queixas da população na Atenção Primária. Dar vazão a esta fila aumenta muito a qualidade de nossa atenção à saúde", disse.


Entre as ações que contribuem para o resultado, estão a melhoria do sistema de agendamentos para diminuir as perdas com faltas dos pacientes às consultas e exames, por exemplo. A origem das filas também está sendo atacada.


Já está em funcionamento um sistema de telemedicina, iniciado com a especialidade de dermatologia, que vai ajudar a qualificar as solicitações e aumentar a resolutividade dos médicos da atenção primária, evitando encaminhamentos desnecessários ao especialista.


Confira a lista de exames e especialidades que atualmente têm a fila zerada em Florianópolis:


- Exames de laboratório

- Radiografia simples adulto e infantil

- Ultrassonografia de adultos e crianças - exceto a de mamas, cuja fila também logo será vencida

- Ultrassonografias obstétricas especiais

- Eletrocardiografia

- Mamografia

- Tomografia Computadorizada

- Ressonância Magnética

- Densitometria Óssea

- Espirometria

- Cintilografias de todos os tipos

- Cateterismo

- Exames de audição

- Pneumologia

- Cardiologia adulto e infantil

- Reumatologia infantil

- Oncologia

- Fonoaudiologia adulto e infantil

- Nutrologia infantil, garantindo também acesso a leites especiais

- Consulta com cirurgião de cabeça e pescoço

- Ginecologia

- Ortopedia infantil

- Gastroenterologia de adultos e infantil

- Neurologia de adultos e infantil

- Biópsia de mamas

- Biópsia hepática

- Fisioterapia