Secretaria Municipal de Saúde

26/11/2019 - Saúde
Prefeitura de Florianópolis cria plataforma digital para a adoção de animais
A partir de hoje (26) a comunidade já pode acessar as informações sobre os animais abrigados na DIBEA e agilizar o processo de adoção do seu patudo.

foto/divulgação: PMF

Prefeitura de Florianópolis cria plataforma digital para a adoção de animais

Há algum tempo a Diretoria de Bem-Estar Animal - DIBEA - já pensava num recurso para divulgar de uma maneira mais informativa e descritiva cães e gatos que esperam por um lar nos abrigos da DIBEA. Um local que reunisse informações de porte, idade, personalidade, entre outras, e pudesse ser facilmente acessado pela comunidade, incentivando a conexão do candidato a adotante com os animaizinhos e agilizando o processo de adoção responsável.


-A ideia inicial era criar um álbum de fotos dentro do site da Prefeitura para divulgar algumas informações sobre os animais abrigados na DIBEA e incentivar a adoção. Então levamos essa sugestão a um analista de sistemas da Prefeitura, e ele criou algo muito melhor e moderno, conta Fabrícia Costa, Diretora da DIBEA.


Em conjunto com a empresa que já presta serviço para a Prefeitura, o analista de requisitos da Secretaria Municipal de Saúde, Marcos Gilberto Sironi Filho, criou a plataforma de adoção de animais da DIBEA, lançada oficialmente nesta terá-feira (26).


Não existem mais políticas públicas de recolhimento de animais, após serem colocados em um depósito público e exterminados. Desde 2005 a Dibea é um abrigo de passagem, ou seja, os animais que já são aptos para serem adotados precisam sair para abrir vaga para outros animais que estão sofrendo maus-tratos e precisam ser resgatados. Sendo assim, a questão da adoção para a causa animal é, talvez, a peça chave para que órgãos como a DIBEA possam dar continuidade ao seu trabalho, visto que a cada animal adotado, um novo animal pode ser resgatado. A ideia seria: você adota um e ajuda dois e, ainda por cima, recebe todo amor do seu novo companheiro em troca.

-A população nos procura muito querendo ajudar. E a ajuda que mais precisamos, talvez a principal, é a adoção dos animais. Não temos como continuar nosso trabalho de resgate se os animais que estão no abrigo não forem adotados, reforça a Diretora.


Para o idealizador da plataforma de adoção, Marcos Gilberto, a tecnologia chegou na DIBEA para contribuir com o trabalho intensivo de combate aos maus-tratos, exemplo disso foi o Drone equipamento utilizado nas fiscalizações e que foi notícia nacional. E a diretoria não poderia deixar de fortalecer a questão das adoções.


“A atenção e o cuidado com a causa animal foi uma promessa que hoje já pode ser vista na prática, com resultados que vêm nos transformando em referência nacional no combate aos maus-tratos e com o investimento constante em campanhas de adoção para que a nossa cidade passe a ser reconhecida também como a capital nacional da Adoção de Animais”, conclui o Prefeito Gean Loureiro.


Como vai funcionar a plataforma?


O candidato deve acessar o link: http://adote.pmf.sc.gov.br/
O candidato pode acessar e observar fotos lindas dos patudos. Todos com fotos e informações de perfil, comportamento e saúde do animal. Caso o munícipe se interesse por algum animal o mesmo pode clicar em “QUERO ADOTAR” e realizar um cadastro de intenção. Após concluir o preenchimento online do formulário de intenção o possível adotante irá receber um e-mail com a ficha de entrevista e com o termo de aceite e informações do processo de adoção. A ficha de entrevista deve ser impressa e preenchida pelo interessado, que deve entrega-la no dia da visita. Assim, facilitando o tempo de atendimento que pode ser reduzido em até 40 minutos, pois o possível adotante irá com a ficha de entrevista preenchida e com o animal escolhido.


Pela plataforma os funcionários podem ter acesso imediato aos cadastros de intenção e ligar para conversar um pouco com o candidato e até mesmo agendar a visita.

Retiramos do processo essa primeira visita in loco e a colocamos na web, facilitando assim a escolha do seu possível animalzinho. Após analisada as métricas de tempo de atendimento, foi constatado que em um único atendimento de visita ao canil para adoção o munícipe e servidores levavam entre 40 minutos e uma 1h15 minutos para visualizar e escolher seu novo amiguinho.


É importante ressaltar que isso não quer dizer que o processo não continuará criterioso na escolha da melhor família para o animal. Lembrando que todos os animais do abrigo da Dibea um dia foram vítimas de maus-tratos, foram tirados de correntes, de confinamentos, doentes e/ou atropelados em via pública, porque alguém os abandonou. Neste sentido, a adoção responsável - a escolha de um lar adequado e seguro para esse animal - continua sendo a responsabilidade e o objetivo da Diretoria.


Passo a passo para utilizar nossa plataforma
 
• Acesse o link adote.pmf.sc.gov.br
• Escolha o animal que você tenha intenção de adotar
• Clique em "QUERO ADOTAR"
• Preencha o Formulário e ao final leia e aceite os termos do processo de adoção
• Você receberá um e-mail confirmando que você esta participando do processo de adoção do animal escolhido
• Caso o e-mail não aparece em sua caixa de entrada, verifique a caixa de Spam do seu e-mail.
• Neste e-mail estarão dois anexos "Termo de Aceite" e "Ficha de entrevista de adoção"
• Imprima o anexo "Ficha de entrevista de adoção"
• Traga o quanto antes a "Ficha de entrevista de adoção" impressa e preenchida e seus documentos de identificação com foto "Documento de identidade/cnh e comprovante de residência atualizado no nome do candidato a adoção"para conhecer o animal escolhido e dar continuidade ao processo de adoção.


 
Lembramos que:

 
• Adoções apenas para maiores de 18 anos e moradores do município de Florianópolis.
• O processo de adoção passa por cadastro de intenção, análise, entrevista e visita na residência do adotante.
• Não garantimos que o animal escolhido na plataforma esteja disponível na entrega dos documentos na Diretoria de Bem Estar Animal, devido à rotatividade de adoções. Por isso é tão importante que todos os documentos sejam entregues o quanto antes no órgão.