Secretaria Municipal de Saúde

04/08/2010 - Saúde
UPAs realizaram mais de 154 mil atendimentos no primeiro semestre.
Unidades vêm ajudando a reduzir a procura pelas emergências dos hospitais na região.

foto/divulgação:

 

Nos seis primeiros meses deste ano as duas Unidades de Pronto Atendimento 24 horas da capital realizaram mais de 154 mil atendimentos. Dos usuários que procuram uma das UPAs, 97 por cento tiveram seu problema resolvido no local e apenas três por cento precisaram ser encaminhados a outros hospitais.  Na próxima semana estará sendo lançada a Pedra Fundamental para o início das obras de uma nova UPA 24h, desta vez na região continental.

 

Nos meses de verão, com o aumento da população, as duas unidades juntas realizam uma média de 1200 atendimentos por dia. Já nos meses fora da temporada de férias está média fica na casa dos 750 atendimentos/dia. Além dos casos de urgência e emergência médica as UPAs são os únicos Plantões Odontológicos da região a funcionarem todos os dias por 24 horas.

 

Na unidade do Norte da Ilha trabalham 140 profissionais. Destes, 12 médicos clínicos, 12 médicos pediatras , seis médicos cirurgiões e seis dentistas. Já na UPA Sul o número de profissionais é de 127 dos quais 11 são médicos clínicos, 11 médicos pediatras, seis cirurgiões e seis dentistas.  Nos dois locais podem ser realizados exames laboratoriais, eletrocardiograma e Raio X. 

 

As UPAs devem ser procuradas apenas em situações de urgência e emergência. Nas demais deve ser buscado o Centro de Saúde.  Já ao dar entrada em uma das Unidades de Pronto Atendimento o usuário passa por um sistema de triagem semelhante ao utilizado nos países mais desenvolvidos. Ele prioriza conforme a gravidade do caso.