Secretaria Municipal de Saúde

18/02/2011 - Saúde
CS Carianos um compromisso com a saúde
Matéria publicada no jornal da Associação dos Moradores

O Centro de Saúde Carianos desenvolve suas atividades baseando-se na Estratégia de Saúde da Família (ESF), preconizada pelo Ministério da Saúde. Assim, a unidade de saúde conta com duas equipes da ESF, as quais atuam de acordo com o território do bairro.

  

A equipe profissional é formada por dois médicos clínicos, uma médica ginecologista, duas enfermeiras, seis técnicos de enfermagem, dois cirurgiões-dentistas, uma auxiliar de consultório dentário, dois técnicos administrativos e sete agentes comunitários de saúde.

 

 O centro de saúde também recebe apoio dos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), com a participação de uma médica pediatra, uma nutricionista, uma farmacêutica, uma psicóloga e uma educadora física. No total, 28 profissionais atuam no Centro de Saúde do Carianos.

 

 São oferecidos os seguintes serviços na unidade:

  •       Consultas médicas;
  •        Atendimento de enfermagem;
  •        Procedimentos de enfermagem como imunização e curativos;
  •        Controle da pressão arterial e glicemia;
  •        Atendimento em odontologia básica.
  •        Exames preventivos, entre outros.

 

 Há também os atendimentos coletivos em grupo, tais como o grupo de diabéticos, o grupo de acolhimento psicológico, grupo de alimentação saudável, grupo de relaxamento e consciência corporal e o grupo para tratamento do tabagismo. A saúde bucal coletiva é abordada nas três creches municipais localizadas no bairro e no colégio Idelfonso Linhares, visando à promoção da saúde.

 

 O bairro possui o Conselho Local de Saúde, onde a comunidade tem a oportunidade da participação popular. Os conselhos locais de saúde são preconizados pela constituição brasileira, com o intuito de auxiliar no controle do Sistema Único de Saúde, trazendo benefícios para a população. As reuniões acontecem mensalmente, no auditório do centro de saúde.

 

A próxima reunião está agendada para o dia 14 de fevereiro, quando ocorrerá a formação de novas chapas, visando dar continuidade nas lutas desenvolvidas pelo conselho local. A participação da comunidade é fundamental e todos são convidados!