Secretaria Municipal de Saúde

23/05/2012 - Saúde
SMS da capital apresenta experiência exitosa em evento nacional
Saúde de Florianópolis é referencia nacional também na área de gerenciamento de dados

foto/divulgação:

O DATASUS/RJ realizou esta semana a 1ª Oficina de Trabalho para Construção de uma Sala de Situação em Saúde para apoio à decisão municipal, promovida pela Coordenação-Geral de Disseminação de Informações (CGDIS). A Secretaria da Saúde de Florianópolis participou do evento como convidada a apresentar sua experiência exitosa nesta área.

 

 

O evento teve por objetivo criar espaço para a discussão dos elementos práticos e teóricos com vistas à construção de uma Sala de Situação com ferramentas e informações para apoio à decisão no âmbito municipal.

 

 

Realizada no 10º andar, participaram da oficina técnicos convidados das SMS de Florianópolis/SC, do Rio de Janeiro/RJ e de Sobral/CE, além de profissionais do DATASUS. As representações das SMS apresentaram casos de sucesso na construção e implantação de Salas de Situação em Saúde municipais. O DATASUS apresentou o estágio atual do desenvolvimento da Sala de Situação Piloto para Sobral.

 

 

Sala de Situação

 

 

A Sala de Situação permite a realização de estudos descritivos da situação de saúde de um estado, microrregião, município e até do espaço-população de abrangência de uma unidade de saúde.
Para isso são utilizados dados e informações agregados sobre a população da área referente ao ano de interesse.
Para a construção dos indicadores a sala de situação utiliza dados secundários provenientes dos sistemas de informações em saúde de base nacional (SIM, SINASC, SINAN, SI-PNI, SIAB, SIA-SUS, SIH-SUS e SIOPS, e dados demográficos provenientes do IBGE.

 

 

 

Texto: Marcos Aurélio Geremias e do site do DataSus