Secretaria Municipal de Saúde

21/05/2013 - Saúde
Capacitação sobre o controle e prevenção do tabagismo
Florianópolis passou da 3ª colocação para o 9º lugar no ranking das capitais brasileiras com maior percentual de fumantes, devido as estratégias de controle do tabaco na capital.

foto/divulgação: ASSCOM- SAÚDE

As palestras foram ministradas pelas profissionais da Secretaria de Saúde de Florianópolis:

Nos dias 15, 16 e 17 de maio aconteceu a 9ª Capacitação em Tratamento Intensivo do Fumante, realizada pelo Programa de Prevenção e Controle do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis. 

 

O encontro contou com a participação  de  médicos, enfermeiros, dentistas  das Equipes de Saúde da Família (ESF) e profissionais do NASF, dentre estes psicólogos,farmacêuticos, nutricionistas e educadores físicos, que servem de apoio à ESF nas ações de Controle, Prevenção e Tratamento do Tabagismo.

 

A capacitação segue as recomendações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), órgão do Ministério da Saúde responsável  pela Política Nacional de Tabagismo no Brasil.

 

Mais de 500 profissionais já foram capacitados nas nove edições, no último encontro foram ministradas  palestras que abordam  as temáticas:  Pandemia do Tabagismo e seus malefícios ,Tratamento apoiado na Abordagem Cognitiva Comportamental, motivação dos profissionais para o trabalho de prevenção e controle do tabagismo, logística, fluxo do Consolidados das Planilhas do Tabagismo ao INCA/MS,  e  também são apresentados casos clínicos.

 

Durante o encontro, Mariana Vieira Villarinho, enfermeira da Coordenação de Controle e Prevenção do Tabagismo/Programa Saúde do Adulto, apresentou dados e ações do controle do Tabagismo na Capital. No ano de 2003, Florianópolis tinha o percentual de 21,4% de fumantes na população adulta, acima da média brasileira que era de 18,8%.  Neste sentido, a SMS de Florianópolis considerou o controle do tabagismo uma prioridade e traçou a meta de reduzir a prevalência de fumantes em 1% ao ano. O resultado das ações implantadas reduziu o percentual de fumante na capital para 14,3% em 2011, abaixo da média nacional que foi de 14,8%.

Dentre as várias ações que contribuíram para a redução no percentual de fumantes em Florianópolis, Mariana, destaca que além da Abordagem Breve e Intensiva ao fumante pelas Equipes de Saúde da Família, foram realizadas ações educativas, em datas comemorativas, e também ações legislativas, em parceria com a Vigilância em Saúde, na implementação e cumprimento da Lei Municipal 8.402/2009 que dispõe sobre Ambiente Livre de Cigarro.

 

As palestras da 9ª Capacitação em Tratamento Intensivo do  Tabagismo foram ministradas pelas profissionais da Secretaria de Saúde de Florianópolis:

 

Andrea Mendonça (Médica do CAPS AD/SMS) Mariana Vieira Villarinho (Enfermeira do Programa de Prevenção e Tabagismo/ Saúde do Adulto/SMS)

Senen Dyba Hauff (Médica da Vigilância em Saúde/SMS)

Renata de Cerqueira Campos (Psicóloga da Saúde Mental/SMS)