Secretaria Municipal de Saúde

05/06/2013 - Saúde
Vacinação contra a Poliomielite inicia sábado
Serão vacinadas crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade

foto/divulgação: Divulgação

A meta é vacinar em Florianópolis no mínimo 95% das crianças de 6 meses a menores de cinco anos de idade

O dia de mobilização nacional (Dia “D”) acontecerá  neste sábado, 08 de junho e a campanha será realizada entre os dias 8 a 21 de junho.

 

O Brasil realiza este ano o 34º ano de Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o 24º ano sem a doença no país, estando livre do poliovírus desde 1990.

 

A Campanha tem como objetivo a manutenção de coberturas vacinais altas e homogêneas contra a poliomielite, a fim de impedir a volta da doença no território brasileiro, risco que existe em função da possibilidade de importação de casos provenientes de países endêmicos e daqueles que restabeleceram a transmissão. 

 

Durante o período da campanha as equipes do Programa Saúde da Família(PSF) estarão desenvolvendo várias atividades para vacinar a população alvo da campanha em diversos locais, como creches, escolas, supermercados, shoppings, associações e outros, além de todos os Centros de Saúde do município.  Todos os Centros de Saúde e os 68 postos volantes distribuídos na capital disponibilizarão a vacina.

 

A meta é vacinar em Florianópolis no mínimo 95% das crianças de 6 meses a menores de cinco anos de idade (6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias) do total de 22.299, o que representa 21.184 crianças.

 

A equipe da Vigilância Epidemiológica de Florianópolis orienta  para alguns cuidados:

 

As crianças sem dose anterior da vacina injetável(VIP)  ou com apenas 1 dose, não deverão receber vacinação oral (VOP) durante a campanha, mesmo que tenham idade igual ou superior a 6 meses. Por isso,durante o período de campanha, é imprescindível que a caderneta da criança seja analisada. Se não houver comprovação da vacinação através de caderneta, é importante investigar a história vacinal da criança. Em casos de dúvida a criança deverá ser encaminhada para o Centro de Saúde mais próximo de sua casa, orienta a equipe da Vigilância Epidemiológica de Florianópolis.

 

A vacinação de crianças deve ser evitada nas seguintes situações: 

  • crianças portadoras de infecções agudas, com febre acima de 38ºC;
  • crianças com hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina, a exemplo da estreptomicina ou eritromicina;
  • crianças que, no passado, tenham apresentado qualquer reação anormal a esta vacina;
  • crianças imunologicamente deficientes devido a tratamento com imunossupressores ou de outra forma adquirida ou com deficiência imunológica congênita;
  • crianças que estejam em contato domiciliar com pessoa imunodeficiente (devem receber vacina injentável)VIP 
  • crianças com história de paralisia flácida associada à vacina, após dose anterior da vacina poliomielite oral.

É importante que os pais ou responsáveis pela criança leve a caderneta de vacinação.


SERVIÇO:

Dia Nacional: 08/06/2013 das 8 às 17h (sem fechar para o almoço)

Período de Campanha: de 08/06/2013 a 21/06/2013

Locais de Vacinação: todos os Centros de Saúde e Postos Volantes  como creches, escolas, supermercados, shoppings, associações e outros