Secretaria Municipal

Saúde



  • Banner: ONDE SER ATENDIDO
  • Banner: Consulta de Exames do Laboratório
  • Banner: Denúncia Vigilância Sanitária
  • Banner: Ouvidoria dos Servidores da SMS
  • Banner: PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO USUÁRIO
  • Banner: ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DE FLORIANÓPOLIS
  • Banner: Bem Estar Animal
home >
Outubro Rosa 2011

Recital com 300 vozes abre programação do Movimento Outubro Rosa 2011 em Florianópolis

Pontos turísticos serão iluminados com a cor rosa durante o mês de outubro. Ações promovidas pela AMUCC têm como objetivo a luta contra o câncer de mama

 

Florianópolis, 26 de setembro de 2011 – Um recital com sete corais e 300 vozes abrirá a programação do Movimento Outubro Rosa 2011 em Florianópolis, dia 30 de setembro, às 19h, nas escadarias da Catedral Metropolitana. O Movimento, de caráter mundial, é promovido em Florianópolis pela Associação Brasileira de Portadores de Câncer – AMUCC. Participam os corais Encanto, Eletrosul, Vozes do Amanhã, Movimento de Irmãos, Gera Vida Encanto, Nova Direção e Unimed EnCanta. Haverá ainda apresentação da Banda da Polícia Militar.

A mesma data marca a iluminação de monumentos e prédios da cidade com a cor rosa, símbolo mundial do Movimento: figueira da Praça XV de Novembro, Lago das Bandeiras, monumento Sesquicentenário e Beiramar Shopping. Vitrines de lojas da Rua Vidal Ramos também serão decoradas com o tema.

A programação, que vai até 31 de outubro, prevê diversas atividades relativas à conscientização acerca da prevenção, detecção precoce e principalmente sobre a importância da realização da mamografia. Um dos destaques será o início da Campanha de Cirurgias de Reconstrução Mamária. A AMUCC, clínicas e médicos de Florianópolis mobilizam-se para realizar a reconstrução mamária para 35 mulheres mastectomizadas, ou seja, que tiveram as mamas retiradas devido ao câncer. Todas são pacientes do Centro de Pesquisas Oncológicas – CEPON e não têm condições de pagar por uma cirurgia.

As sete primeiras beneficiadas serão operadas de 13 a 15 de outubro, pelo cirurgião plástico Henrique Müller, na Casa de Saúde e Maternidade São Sebastião, com apoio da Sianest Serviços Integrados de Anestesiologia e Allergan. Os profissionais envolvidos na Campanha atuarão gratuitamente. Porém, para as demais despesas, a AMUCC e o Grupo de Apoio à Mulher Mastectomizada – GAMA estão arrecadando recursos. Para isso, realizam o I Festival Solidário de Santa Catarina, com apresentações artísticas e almoço, dia 30 de outubro no C.T.G. Os Praianos, em São José. O lançamento da Campanha de Cirurgias será dia 2 de outubro, no jogo Figueirense X Coritiba, no estádio Orlando Scarpelli. As mulheres beneficiadas pela campanha estarão no estádio, que receberá faixas alusivas à campanha.

Dia 15 de outubro haverá o Abraço Rosa, no Parque de Coqueiros, das 9h às 18h, com distribuição de material informativo à população. Outra data importante para o movimento é 29 de outubro, quando será realizada a Caminhada Rosa, com concentração em frente à Catedral Metropolitana às 10h e caminhada pelas principais ruas do Centro até o Mercado Público e Ticen.

Durante todo o mês de outubro serão realizadas ainda palestras in company e abertas ao público. Haverá ainda distribuição de material informativo nos postos de saúde da rede pública municipal. Qualquer pessoa pode contribuir, participando da programação ou adquirindo camisetas e adesivos, cuja venda será revertida para os projetos da AMUCC.

 

O que é:

 

O Movimento Outubro Rosa foi criado em 1997 nos Estados Unidos e atualmente é comemorado em todo o mundo. O objetivo é dar visibilidade e estimular a participação da população e entidades na luta contra o câncer de mama, bem como sensibilizar o poder público sobre a importância de dar atenção adequada à doença. A marca principal do Outubro Rosa é a iluminação de monumentos históricos com a cor rosa. Em vários países, locais famosos recebem a cor da campanha, como a Torre de Pisa, na Itália, e o Arco do Triunfo, na França. No Brasil, são iluminados monumentos como o Cristo Redentor.

Em Florianópolis, o evento surgiu em 2009, por iniciativa da AMUCC. Em 2011, os parceiros da AMUCC no Outubro Rosa são Voluntários em Ação Santa Catarina, Grupo de Apoio a Mulheres Mastectomizadas – GAMA, Rede Feminina de Combate ao Câncer – RFCC, Roche, Unimed Grande Florianópolis, Sonitec, Climama Clínica Integrada e Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – FEMAMA.

Os apoiadores do movimento são Associação das Mulheres de Negócios e Profissionais – MPW, Casa da Mulher Catarina, American Cancer Society, Rotary Florianópolis Atlântico, Associação Comercial e Industrial de Florianópolis – ACIF, FMC, Governo do Estado de Santa Catarina, Coordenadoria Estadual da Mulher, Conselho Estadual dos Direitos da Mulher - CEDIM – SC, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Saúde da Mulher de Florianópolis, Coordenadoria de Políticas Públicas Municipal para Mulheres, Guarda Municipal, Beiramar Shopping, Koerich, Sesi e Hippo Supermercados.

 

CENTROS DE SAÚDE QUE VÃO ABRIR AOS SÁBADOS MOVIMENTO OUTUBRO ROSA


CENTROS DE SAÚDE

DATAS (Sábados)

CS ABRAÃO

15/10/2011

CS AGRONÔMICA

TODOS OS SÁBADOS

CS ARMAÇÃO

01/10/2011

CS CENTRO

22/10/2011

CS COLONINHA

22/10/2011

CS FAZENDA RIO TAVARES

01 e 22/10/2011

CS MONTE SERRAT

15/10/2011

CS MORRO DAS PEDRAS

15 e 22/10/2011

CS PANTANAL 15 e 29/10/2011

CS PRAINHA

TODOS OS SÁBADOS

CS RIO VERMELHO

22/10/2011

CS VILA APARECIDA

15/10/2011


galeria de imagens


Copyright © 2009-2017 Prefeitura de Florianópolis. Todos os direitos reservados.