FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

home >

Viveiro de Mudas

O “Viveiro de Mudas de Árvores  Nativas da Mata Atlântica” está situado na sede do Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri, e sua função principal é restaurar áreas degradadas nas Unidades de Conservação municipais, por meio da produção e manutenção de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica local. No espaço são produzidas e mantidas as mudas, que também são recebidas por meio de compensação ambiental.

 

Além da restauração de áreas degradadas, são funções do viveiro o atendimento de grupos de instituições de ensino para ações de educação ambiental, eventuais doações institucionais, eventos onde são distribuídas as mudas produzidas. Também tem como função a produção de mudas para a arborização urbana, vinculada ao projeto Árvores Nativas de Floripa.

 

O viveiro possui alguns espaços, onde são alocadas as mudas e cumprem outras funções. São eles o galpão juçara, onde as mudas são repicadas e estaqueadas, o canteiro de mudas medicinais, o viveiro Cedro, o Viveiro Sassafrás, o Canteiro Gabiroba, o Canteiro Bacopari, o Canteiro Aroeira e o Canteiro Camboatá.

 

Foram produzidas 4.405 mudas no ano de 2019, e de acordo com a contagem mais recente, o viveiro conta com cerca de 14 mil mudas para cumprir as funções propostas.