FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

09/12/2013 - Meio Ambiente
Expedição faz coleta de sementes na Lagoa do Peri
Alem da coleta os participantes conheceram um pouco da Mata Atlântica

foto/divulgação: Mauro Costa

As sementes já foram semeadas no Viveiro de Árvores Nativas da Mata Atlântica localizado no Parque Municipal da Lagoa do Peri.

Uma expedição para a coleta de sementes de canela-preta (Ocotea catharinensis) e peroba-rosa (Aspidosperma parvifolium) foi realizada sábado de manhã na floresta primária da Lagoa do Peri.

 

Participaram técnicos da FLORAM - dos Departamento de Unidades de Conservação, de Projetos e de Educação Ambiental - e um convidado da Secretaria de Habitação e Saneamento Ambiental. Além das coletas, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco de um dos únicos focos remanescentes de floresta Atlântica da ilha de Santa Catarina, onde há ainda é possível encontrar canelas-pretas e perobas centenárias, atualmente quase extintas no restante das nossas encostas.

 

A grande surpresa da expedição foi a observação da Laelia purpurata em seu ambiente natural. As sementes já foram aplicadas no Viveiro de Árvores Nativas da Mata Atlântica, localizado no Parque Municipal da Lagoa do Peri.


galeria de imagens