FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

25/03/2014 - Meio Ambiente
Parques florestais servem à observação de aves
Até uma espécie em vias de extinção foi observada

foto/divulgação: Fabrício B. Almeida

Curriqueiro (Geositta cunicularia) espécie ameaçada de extinção.

A Fundação Municipal de Meio Ambiente de Florianópolis (Floram), através do Departamento de Educação Ambiental, vêm realizando, em parceria com as Organizações Aprender Entidade Ecológica, Associação Florianopolitana de Observadores de Aves (AFOA) e observadores independentes, saídas de campo do projeto Observação de Aves nas Unidades de Conservação de Florianópolis.

Os registros realizados nas saídas de campo serão enviados para a coordenação do Censo Neotropical de Aves Aquáticas (CNNA) e farão parte da contagem do ano de 2014.


Além das aves aquáticas, muitas outras já foram observadas, somando quarenta diferentes espécies, sendo que o ponto mais alto foi a identificação de uma espécie ameaçada de extinção, que vive nos limites do Parque Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição, o chamado Curriqueiro (Geositta cunicularia).

Segundo o biogeógrafo e mestrando em Gestão Costeira da UFSC Fabrício Almeida, "o estabelecimento de áreas protegidas, através das unidades de conservação, é um dos métodos mais universalmente aceitos e uma das mais importantes ações para a proteção da biodiversidade".


O pesquisador ressalta que “somente o ato de criar unidades de conservação não garante necessariamente a conservação adequada da biodiversidade, fazendo-se necessária uma avaliação periódica da sua capacidade de manutenção das relações ecológicas desses ambientes e da efetividade das medidas de manejo implementadas por ela, principalmente em locais ricos em biodiversidade e que abrigam espécies endêmicas e ameaçadas de extinção".

Estas saídas ocorrerão durante todo o ano em diversas das Unidades de Conservação conforme calendário abaixo:


arquivos para download